Coordenador do Seminário, Hunberto Barreto. foto by Thiago Pereira


O secretário indicado de Saúde, Ubiratan Moreira Pedrosa, disse hoje, 7, na abertura do Seminário PlanejaSUS Itabuna 2013 que os problemas do município no setor são grandes, graves e sérios e demandam enfoques variados para que se encontrem soluções para atender à sociedade. O evento realizado no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) reúne cerca de 100 participantes, a maioria profissionais voluntários do setor público.

O vice-prefeito eleito Wenceslau Augusto Junior, que representou o prefeito eleito Claudevane Moreira Leite, Vane, disse que, embora o caos na Saúde dê mídia, pela situação do Hospital de Base, é preciso reconhecer que a atenção básica não funciona. “Isto é muito pior, acaba gerando mais problemas para a média e alta complexidade. Daí o desejo da administração Vane de discutir soluções com a sociedade”, declarou, acrescentando que “acomodações políticas não pautarão o desejo de um quadro técnico de qualidade e ético, que tenha dedicação e não tenha o cargo público como bico”.

Segundo o secretário Ubiratan Moreira, sua expectativa está centrada na atenção à saúde da população com o comprometimento dos profissionais, instituições e empresas do setor. “Pelo tamanho do problema que temos, acredito que não teremos soluções sem a participação da sociedade. Não há fórmula melhor de encará-lo”, disse, destacando que a participação popular será um dos princípios da administração do prefeito Vane.

Com 34 anos de atuação em saúde pública, o médico disse que já passou por várias experiências. “Não há salvador da pátria e nem projetos mágicos para encontrar soluções para a saúde de Itabuna. Tudo há de ser construído em regime de emergência. Contando com a colaboração de todos e participação social ficará bem mais fácil vencer os graves desafios”, afirmou Ubiratan Moreira, assinalando que profissionais, usuários e prestadores de serviço são convidados a participar desse esforço.

O coordenador do evento, o sanitarista Humberto Barreto, afirmou que o Seminário Planeja SUS Itabuna 2013 representa um momento transformador na forma de se iniciar uma nova gestão pública no município. “No campo mais amplo da política, a eleição de Vane e Wenceslau traz a possibilidade de uma gestão democrática e participativa. O SUS nos ensina, na experiência de tantos lugares, que é preciso reconhecer que não se governa sozinho e que a solução não será apontada por apenas um ator, mas governar significa mobilizar, envolver e implicar pessoas na construção da mudança”, discursou.

Além de palestras, o evento contou com oficinas temáticas para diagnóstico das questões envolvendo atenção básica, média e alta complexidade, prestadores de serviço e participação dos profissionais de Saúde. “No fundo, cada um de nós tem um desejo imenso de resgate. Nestes dias em que convivemos, compartilhamos um sentimento que estava escondido. Desejamos ardentemente ver resgatado o orgulho de ser cidadão itabunense. Nossa cidade nunca esteve tão feia. Nossa saúde nunca esteve tão feia. Nossa vergonha é grande, mas será superada pela esperança que estamos construindo”, disse Humberto Barreto.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria das Graças, Santos Souza, parodiando o ex-presidente Lula, destacou que “nunca na história dessa cidade vivenciamos um momento como este, que é, no limiar de uma gestão, envolver servidores públicos e técnicos da Saúde para um diagnóstico do setor e construção de um projeto novo”. Para a dirigente, o envolvimento da sociedade é proposta válida e é isto que o Conselho sempre buscou, a partir de sua criação, construção do Sistema Único de Saúde e do movimento pela reforma sanitária.

Fotos: Thiago Pereira

Assessoria de Comunicação

Gabinete do Prefeito Eleito