“Juro, pela minha fé e minha honra e de acordo com os princípios éticos do Profissional de Educação Física, exercer com dignidade, zelo e competência as minhas atividades profissionais no campo da educação infantil, fundamental, médio e superior em prol da saúde e da educação, lecionar os conteúdos do componente curricular, bem como orientar e promover ações na educação formal para prevenção, manutenção e promoção de saúde, atendendo determinações legais decorrentes da exclusividade desta profissão na prestação de serviços a sociedade neste campo destacando meu papel de educador, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico, para um estilo de vida ativo saudável”. Assim eu juro!
Juramento de Educação Física Licenciatura

Papel de educador, estimulando o desenvolvilmento…humanístico…? Infelizmente não foi o que presenciaram os diversos espectadores, entre eles crianças, adolescentes, adultos e amantes do futsal, na tarde de sábado, dia 08/12/2012, por volta das 14h : 00min, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, na cidade de Ilhéus-BA, em partida válida pela categoria Sub 20 na Liga Ilheense de Futebol de Salão, entre as equipes da AFAC(Atual Campeã Invicta da categoria) e STATUS.
Durante o segundo tempo da partida, na qual a AFAC encontrava-se com ampla vantagem no placar contra o STATUS, o atleta da equipe da AFAC, Maico Miranda, 20 anos, após sofrer uma falta e ser agredido no chão com um chute nas costas, pelo atleta M.M.R. da equipe do STATUS, é surpreendido com a entrada insana do Treinador MÁRCIO BRANDÃO SANTOS, da equipe adversária em quadra, com um soco no rosto, na região mandibular, além disso, agredido também, pelo atleta RODRIGO VIEIRA SANTOS, 18 anos, da equipe do STATUS, com um chute, na qual a árbitra N.F. também foi atingida. O tumulto se generalizou e perdeu força com a entrada em quadra de torcedores da AFAC e atletas da equipe adulto do STATUS separando os atletas.
O Professor Márcio Brandão Santos, atualmente, é Professor de Educação Física do Colégio S., Professor da Academia C., Coordenador e Supervisor do Núcleo do C.R.V.G, Técnico da Seleção de Futsal Masculino de Ilhéus-BA, e Tesoureiro da Liga Ilheense de Futebol de Salão. Tal ato não pode ficar impune e nem ser passado despercebido. Lamentável a atitude anti-desportiva, insana, incosequente e o desequilíbrio mental deste cidadão, incitando a violência perante seus atletas e sujar e macular o esporte de Ilhéus.
Esportes não formam o caráter. Revelam-no.

( Heywood Braun )

Em contato com um dirigente da equipe da AFAC, foi mencionado que as devidas providências já foram tomadas, inclusive feito o boletim de ocorência e exame de corpo e delito na Delegacia de Ilhéus, e que a equipe espera um posicionamento de caráter oficial, do presidente da Liga Ilheense de Futebol de Salão, Ricardo Ramos, já que o mesmo presenciou todo o ocorrido, sobre a decisão que será tomada, perante o acontecimento. LASTIMÁVEL!

Espaço aberto para os citados – querendo – se manifestar.