por Hans  Schaeppi

 

Hans Schaeppi

Hans Schaeppi

“A RETOMADA DO TURISMO”

       A terceira e última edição do Fórum Agenda Bahia, promovido pelo jornal Correio, Rede Bahia e apóio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, foi encerrado na semana passada com o quarto seminário, denominado “A Retomada do Turismo”. Mais uma vez, e é lastimável, o seminário somente abordou a cidade de Salvador e seus problemas para a Copa de 2014. Deveriam ter chamado o fórum, de Agenda Salvador; e ficaria mais apropriado. Nos três seminários anteriores, também ficaram de fora, Ilhéus e outras cidades. Só deu a capital. A palestra do secretário de Turismo Domingos Leonelli, foi a que mais nos decepcionou. Seu tema foi o “Turismo Náutico na Baía de Todos os Santos”. Segundo o secretário, a Baía de Todos os Santos necessita produzir mais peixes e crustáceos, e integrar suas áreas produtoras com as regiões do turismo. Para isso, deverá utilizar do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), R$ 170 milhões (cento e setenta milhões de reais), nos 18 municípios banhados pela Baía de Todos os Santos. Segundo o secretário, “O Projeto tem como objetivo desenvolver o turismo náutico na Baía”.  Sem H…

A FESTA DO CENTENÁRIO

         Os 100 anos da Associação Comercial de Ilhéus além da inauguração de placas, entrega de troféus, e coquetel, trouxe nas palavras do ministro de Transportes e do governador do Estado, grandes esperanças para Ilhéus e Região. Embora todas elas de médio e longo prazo, foram prometidas as obras da ponte Ilhéus-Pontal, cujo edital de licitações foi assinado na data; e prometidas, a construção da segunda pista da BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna; pavimentação de 104,2 quilômetros de rodovias; recuperação das ruas da cidade e da rodovia Ilhéus-Itabuna. Segundo o ministro dos Transportes, a segunda pista de Ilhéus-Itabuna está prevista para começar no início do segundo semestre de 2013. Uma perspectiva da ponte, que terá 497 metros e quatro pistas de rolamento, foi apresentada, tendo como previsão de investimentos, R$ 120 milhões, incluindo o sistema viário, desapropriações e projeto. O governador prometeu a entrega da ponte para setembro ou outubro de 2014, antes de deixar seu governo.

Se somarmos tudo isso, às obras do Intermodal Porto Sul (ferrovia Oeste-Leste, porto privativo da Bamim, Porto Sul estadual, ZPE e aeroporto internacional), meus bisnetinhos vão adorar Ilhéus…

OS TURISTAS ESTÃO CHEGANDO. E AÍ?

       Nos próximos dias 10 e 11, segunda e terça-feira, deverão estar circulando por Ilhéus, cerca de oito mil turistas, chegados dos transatlânticos Costa Fascinosa, com 2.800 passageiros e 1.110 tripulantes e do MSC Fantasia com capacidade para 4.363 passageiros e 1.370 tripulantes. O Fascinosa, como dissemos na semana passada, é o mais novo navio de cruzeiros do mundo, inaugurado em maio deste ano; e o MSC Fantasia é o maior transatlântico construído na Europa nos últimos anos. Ambos visitando pela primeira vez o Brasil. E no final da próxima semana, 14 e 15, mais dois transatlânticos nos visitarão: o Costa Favolosa (capacidade para 3.780 passageiros) e o Costa Fortuna (3.470 passageiros).

A cidade estará preparada para recebê-los? Será que ainda dá tempo de esconder o lixo, pelo menos nos trajetos habituais percorridos pelos visitantes? Será que o receptivo da Prefeitura será festivo nas boas-vindas aos mesmos? Será que as empresas responsáveis pelos receptivos organizaram roteiros que mostrem as verdadeiras belezas naturais e potenciais da cidade?  Ficam as interrogações; e a torcida dos ilheenses para que os turistas passem a amar essa terra, como se deles fossem, voltando ou elogiando no boca a boca, a nossa cidade por aí afora.

B I T S  T U R

Marco Lessa é o mais novo presidente da Associação de Turismo de Ilhéus – ATIL, e foi, como já dissemos anteriormente, uma boa escolha *** Sua posse e da nova Diretoria deverá acontecer na próxima semana, contando provavelmente, com as presenças do secretário do Turismo Domingos Leonelli,  e da senadora Lídice da Mata *** A programação do Teatro Municipal de Ilhéus, prevê para este sábado, 08, um espetáculo da Dança, Filmes e Musicais a partir da 19:30h *** No domingo, 09, o mesmo espetáculo acontecerá no horário das 17:30h *** Durante toda a semana haverá espetáculos no TMI, com destaque no dia 13, quinta-feira, para o show “No Sopro do Gonzagão”, com o sanfoneiro Daniel Neto homenageando o centenário de Luiz Gonzaga ***  Na Casa dos Artistas também tem espetáculo neste final de semana *** A Gol Linhas Aéreas fechou a Web Jet e demitiu 850 funcionários *** A Azaléia fechou várias fábricas, inclusive em Itapetinga, Itororó e Itamaraju, despedindo cerca de 4 mil funcionários *** O Ilhéus Praia Hotel está procurando arrendar ou passar o ponto do seu Restaurante, com área ampla, e ótima localização, com frentes para a Praça Dom Eduardo e para a Avenida Soares Lopes.