O início do ano de 2013 será marcado para os pescadores, aquicultores e marisqueiras da Bahia por um encontro inédito de todos os presidentes de colônias e associações de aquicultores e pescadores com o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, o deputado federal Márcio Marinho, toda equipe da Bahia Pesca e do Ministério da Pesca, para discutir políticas públicas para o setor. O desafio foi lançado pelo secretário Eduardo Salles na noite desta segunda-feira (17), durante a solenidade de posse da Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia (Fepesba), e prontamente aceito pelo presidente reeleito, José Carlos de Jesus Rodrigues.

Destacando a importância da instituição, Salles afirmou que “a história da Fepesba confunde-se com a própria história da pesca na Bahia”, lembrando que a federação tece papel fundamental na luta pela criação do Ministério da Pesca e Aquicultura. Agora, segundo o secretário, o momento é de união entre as colônias de pescadores, associações e todos os elos desse segmento para fortalecer essa cadeia produtiva.

Para o presidente da federação, o encontro proposto pelo secretário da Agricultura, a ser realizado ainda no primeiro trimestre de 2013, vai representar um momento histórico para o setor. “Precisamos fortalecer as políticas públicas para nosso segmento, e uma das metas dessa nova gestão será o destravamento dos créditos para que os aquicultores e pescadores possam acessar os recursos disponibilizados pelo Plano Safra da Pesca e Aquicultura, lançado pela presidente Dilma Rousseff”.

O secretário lembrou que dos 18 projetos reunidos em um portfólio entregue aos deputados estaduais e federais e aos senadores, para orientar as emendas parlamentares, visando a destinação de recursos, estão propostas importantes para o setor da pesca, a exemplo dos projetos de unidade modular de beneficiamento de pescado; Renovar, que substitui as canoas de madeira por barcos de fibra com motor de popa; cultivo de ostras, cultivo de algas para produção de sabonetes, e cultivo de tilápias e de beijupirá.

A superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura na Bahia, Silvia Cerqueira, disse que “a superintendência está de portas escancaradas para atender a federaçãoem todas as suas demandas”.

Realizada num dos salões do Hotel Sol Vitória Marina, em Salvador, a solenidade de posse da nova diretoria, que tem a participação de várias pescadoras, contou com as presenças, além de Eduardo Salles, do secretário da Indústria Naval, Carlos Costa; secretário executivo da Confederação da Pesca e Aquicultura; Silvia Cerqueira, superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura na Bahia; Jorge Figueiredo, diretor técnico da Bahia Pesca, e do capitão-tenente da Capitania dos Portos, Ronald Domingues da Silva.


Ascom Seagri
Josalto Alves