Unidades do “Minha Casa” em Ilhéus serão entregues nesta quinta-feira
Guarda Civil Municipal realiza patrulhamento durante paradas
Exposição “Bahia de Jorge” na Galeria do Teatro será encerrada nesta 5ª feira

***

Unidades do “Minha Casa” em Ilhéus serão entregues nesta quinta-feira

As chaves das 1.300 unidades do “Minha Casa, Minha Vida” em Ilhéus serão entregues nesta quinta-feira (20) pela Caixa Econômica Federal (CEF) e pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, durante solenidade que deverá contar com a presença do prefeito Newton Lima, representantes da CEF e famílias dos beneficiários. Durante a entrega das chaves, além do sorteio de todo mobiliário para uma residência, os beneficiários contarão com participação da Embasa e da Coelba para cadastramento de novas contas, regularizações de pendências e atendimentos relacionados às dúvidas dos clientes.

Desde a última segunda-feira (17) que Prefeitura de Ilhéus e a Caixa Econômica Federal vem realizando a assinatura dos contratos para a entrega das unidades dos empreendimentos do Minha Casa Minha Vida, localizados no bairro Banco da Vitória, no quilômetro 05 da Rodovia Ilhéus – Itabuna. O programa irá beneficiar cerca de 6.500 pessoas, com 1.300 moradias. As unidades do “Minha Casa, Minha Vida” em Ilhéus estão distribuídas em três condomínios: os residenciais Morada das Brisas, com 496 unidades habitacionais; o Morada das Águas I e II, com 488, e o Morada do Porto, com 292 unidades.

As casas e apartamentos serão entregues completas, com piso em cerâmica, boxe no banheiro, portas, janelas e demais itens de acabamento. No ato da entrega, o responsável por cada uma das unidades receberá ainda um kit de metais, composto por torneiras, maçanetas, entre outros itens. Além da infraestrutura completa, os novos moradores terão acesso a diversos serviços, como saúde e transporte e muitos espaços de lazer, como campo de futebol, praças e parque infantil, entre outros equipamentos. Na parte externa foram construídos uma creche, Posto de Saúde da Família (PSF), módulo policial, quatro parques infantis, duas quadras poliesportivas, quiosques e uma ciclovia que terá 1,2 quilômetro. Tudo isso sem contar que 24 imóveis estão sendo totalmente adaptados para atender pessoas com deficiência.
Durante a assinatura dos contratos a emoção tomou conta dos beneficiários. Para a grande maioria, a entrega das casas representa um sonho de muitos anos. A escolha dos beneficiários foi feita pela Caixa Econômica Federal de forma criteriosa e vai beneficiar pessoas que não tinham moradias ou que viviam em condições de subumanas, em áreas de riscos e de preservação permanente, sem nenhuma condição de habitação. O prefeito Newton Lima acompanhou todas as etapas da construção das casas e elogiou a qualidade da estrutura das unidades. “São todas bem arejadas e com acesso facilitado. Será uma honra para o nosso governo entregar a centenas de ilheenses sua casa própria, seu novo lar. Vamos garantir, ainda, que todos os serviços pertinentes ao município sejam garantidos e passem a funcionar paralelamente à entrega do empreendimento”, assegurou
Com a entrega das 1.300 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, o prefeito Newton Lima ficará na história da Ilhéus como o gestor que mais investiu em habitação da cidade. Recentemente foram entregues no Teotônio Vilela mais de 120 casas no Alto São João, rua José Petrúcio e Travessa São José. Tudo isso sem contar com as 272 casas que estão sendo construídas também no Teotônio Vilela, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em parceria com o Governo Federal, uma obra que envolve recursos na ordem de R$ 18 milhões.

Guarda Civil Municipal realiza patrulhamento durante paradas

Um total de 25 guardas civis municipais realiza desde o dia 5 de novembro – quando Ilhéus recebeu o primeiro navio transatlântico Aidacara embarcou na cidade – a operação de Patrulhamento Preventivo durante as paradas de navio. O objetivo da ação é garantir a tranquilidade durante a passagem de milhares de turistas que costumam visitar a cidade nesta época do ano.

Outra finalidade do patrulhamento preventivo é coibir a prática de pequenos delitos, muito comuns neste período. Segundo explicou o comandante da Guarda Municipal, Daniel Sena, que os guardas civis também estão aptos a prestar informações referentes à cidade, “já que boa parte deles integra o grupamento turístico que recebeu instrução durante encontros promovidos no Telecentro Luzinete Alves Aragon, localizado numa das salas anexas ao Ginásio de Esportes Herval Soledade”, afirmou.

Na opinião do secretário de Segurança, Transporte e Trânsito a operação visa oferecer um serviço de qualidade aos nativos e turistas, “aliando segurança, orientação e bom atendimento a visitantes estrangeiros ou nacionais, prevenindo os pequenos furtos e roubos que possa vir a acontecer nesta época”. A ação diária dos Guardas Municipais é realizada das 8 da manhã às 5 da tarde e conta com o suporte de 3 motocicletas e de 2 viaturas de passeio. O patrulhamento preventivo abrange a Praça Dom Eduardo, a Av. Dois de Julho, incluindo a Praia do Cristo e o Espaço Cultural Bataclan, além da Praça Ruy Barbosa.

Exposição “Bahia de Jorge” na Galeria do Teatro será encerrada nesta 5ª feira

A exposição de pinturas “Bahia de Jorge e outros Amados Mundos”, da artista plástica Jane Hilda Badaró, estará aberta à visitação pública até esta quinta-feira, dia 20 de dezembro, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no primeiro piso da Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus. Com a cidade em clima de verão e de férias, a exposição é uma ótima programação artístico-cultural para ilheenses e turistas apreciadores de artes plásticas. A entrada é franca.

A exposição, aberta no último dia 03 de dezembro, conta com a participação especial da artista plástica Marlove Quadros e de vinte alunos do Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira. A mostra encerra o ciclo dos trabalhos que a artista desenvolveu em 2012, ano comemorativo do centenário de Jorge Amado, quando realizou diversas mostras na cidade de Ilhéus com a série de telas pintadas em homenagem ao amado escritor grapiúna.

Jane Hilda Badaró também participou como expositora do Salão Internacional de Arte Contemporânea, no Carrousel Du Louvre, em Paris, em outubro passado, sob a chancela do Ministério da Cultura do Brasil, através do programa de Intercâmbio e Difusão Cultural. Em contrapartida pelo subsídio recebido do MINC, Jane Hilda promoveu, em novembro último, o workshop “O Despertar dos Dons” na casa de Cultura Jorge Amado, juntamente com a artista plástica, professora de arte e Arteterapeuta Marlove Quadros. “Tivemos um dia de vivências, com projeção de vídeos mostrando importantes obras da história da arte, além de visita à casa Jorge Amado, e momentos de criação artística. Os trabalhos produzidos no workshop farão parte desta exposição. É uma maneira de abrir os horizontes e mostrar um novo mundo para estes jovens. Eles estão muito felizes com a experiência”, diz Marlove.