WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


dezembro 2012
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  








ENTENDER O PROCESSO

Vamos seguir os passos abaixo. Não é preciso muita inteligência para chegar a uma conclusão.
Todo mundo e por unanimidade deita e rola dizendo que todo político é ladrão, claro que existe exceção, mas o que a turma faz merece receber este rótulo.
Pela minha experiência no serviço público federal e na execução das tarefas confiadas, nenhuma empresa pública trabalha com dinheiro ao vivo, a parte financeira é toda formada por documentos em papel e muita gente é envolvida no seu controle.
Nenhum presidente, nenhum governador, nenhum prefeito, nenhum vereador, nenhum deputado, nenhum senador, nenhum diretor dispõe no seu gabinete e na sua mesa de trabalho de um centavo sequer.
Estão acompanhando o processo? Então vamos adiante.
Toda a transação é efetuada mediante a elaboração de licitações, tomadas de preço, assinaturas nos contratos, confecção do empenho e alocação de recursos, a apresentação da competente nota fiscal de prestação de serviços e/ou materiais.

Todo o emaranhado de papéis passa pelo setor de confecção do projeto, do grupo encarregado de julgar as licitações/tomadas de preços, chega a ser exaustivo o trabalho realizado.
Mas, infelizmente, as licitações e demais compras e serviços tomam um rumo diferente do normal e vai de encontro às leis vigentes, daí que a grande diferença se transforma numa palavra conhecidíssima chamada CORRUPÇÃO, o desdobramento da transação.
Não tem jeito, as normas e procedimentos do serviço público foram bem elaboradas e com detalhes visando coibir qualquer tipo de desvio, mas sempre aparece um espertinho para criar um artifício de burlar a lei.
Volto aqui a afirmar, nenhum político saca dinheiro ao vivo do governo, tem que ter a ajuda do CORRUPTOR, aquele que prestou o serviço, que vendeu o material, aí é que o monte de dinheiro aparece e faz a alegria dos políticos.
Portanto, é muito fácil entender o processo. Não tem tribunal de contas que consiga controlar esta ação, é um processo bem elaborado, já enraizado na nossa cultura política e que está se tornando um lamaçal incontrolável em nosso país.
Os escândalos estouram todos os dias e não é mais novidade, os políticos juram de joelhos nos grãos de milho que tudo é mentira, é intriga da oposição e a vida continua.
E a falação final fica por conta do povo: fulano entrou pobre e saiu rico, beltrano comprou isso e aquilo, sicrano construiu isso e aquilo.
A cultura da corrupção já faz parte da vida política do país.
Afinal quem é o pior? O corrupto ou o corruptor? Tirem suas conclusões.

ZÉCARLOS JUNIOR

2 respostas para “ENTENDER O PROCESSO”

  • JOSÉ REZENDE MENDONÇA says:

    Grande Zé ( O careta)

    Seu texto é por demais esclarecedor. Agora não entende quem não quiser.
    Parabéns pela matéria, e assim muitos cidadãos tomam conhecimentos o que é setor público financeiro.

    Um abraço
    Rezende

  • Edgard Siqueira says:

    Caro José,

    Realmente a cultura da corrupção faz parte da vida politica do nosso Pais. Recentemente vimos um Ministro do Supremo se queixar com os seus pares porque eles estavam sendo rigorosos com uma coisa banal, a corrupção.
    Por coincidência, esta semana li uma matéria em que a Policia Federal divulga que existem 3.167 inquéritos em andamento envolvendo fraudes em Prefeituras. O Estado campeão é o Maranhão com mais de 600 inquéritos, seguidos pela Bahia com 490.
    Aqui existe uma operação em andamento batizada de Vassoura de Bruxa. Durante algum tempo tirou o sono de muita gente. Segundo o experiente Delegado, ele nunca viu tantas irregularidades em um só lugar. Como voçe disse, não são só os politicos. Segundo o Delegado, existe envolvimento de varios segmentos da vida economica do Municipio. Pelo profissionalismo da PF o resultado destas operações é demorado.
    Se não mudar a certeza da impunidade, esta cultura não acaba nunca.

    Voçê daria um Grande Timoneiro,
    Um abraço
    Edgard.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia