Vane e Wenceslau ao final vitoriosa campanha.

Vane e Wenceslau ao final vitoriosa campanha.

Uma multidão está sendo esperada nas solenidades de posse de Claudevane Moreira Leite, Vane do Renascer (PRB), como prefeito de Itabuna, para o quadriênio 2013-2016, e do vice-prefeito Wenceslau Augusto dos Santos Junior, no próximo dia 1° de janeiro de 2013. A cerimônia terá inicio às 10 horas no Centro de Cultura Adonias Filho, após a posse dos 21 vereadores e eleição dos integrantes da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para o biênio 2013-2014.

Pela programação oficial, após ser empossado o prefeito Vane do Renascer, o vice-prefeito Wenceslau Junior, os novos vereadores, autoridades e convidados, seguem para o Centro Administrativo Municipal Firmino Alves, no bairro São Caetano. Às 11h30min haverá um culto ecumênico, contando com a participação do Pastor Irlande da Rocha, da Igreja Batista Getsêmani, do bispo católico Dom Ceslau Stanula e de representantes das religiões Espírita e de matriz africana.

Após a celebração religiosa, haverá a transmissão de cargo ao prefeito de Itabuna, Vane do Renascer, que nomeará e dará posse aos secretários e dirigentes municipais do seu governo. A solenidade será encerrada com um pronunciamento de Vane, que anunciará as linhas básicas do novo governo, calcado na busca da excelência da gestão, austeridade e transparência para fazer frente às demandas da população por obras e serviços públicos de qualidade. Uma das medidas adotadas por Vane foi o congelamento do próprio salário, que seria de quase 31 mil reais. Vane recusou o aumento e receberá o salário atual, quase 42% menor.

Vane nasceu em Caldas do Cipó (BA), no dia 18 de setembro de 1962. Registrado Claudevane Moreira Leite é o segundo de quatro filhos de Manoel Fortunato Leite e dona Maria Dalva Moreira Leite. Ainda adolescente, mudou-se com família para Itabuna, onde vive e trabalha há mais de 35 anos.

Vane é casado, há 32 anos, com Maria Aparecida Magalhães Leite. Os dois têm quatro filhos: Bruno Magalhães Moreira Leite, 30 anos; Leonardo Magalhães Moreira Leite, 28 anos; Vanessa Magalhães Moreira Leite, 27 anos; e Israel Magalhães Moreira Leite, 26 anos de idade.

Autônomo, foi servidor público municipal por10 anos. Trabalhou na indústria Nestlé e já atuou como pequeno empresário no ramo de padaria. Ingressou no esporte, através do seu trabalho na Secretaria de Esportes da Prefeitura de Itabuna. Promoveu diversos campeonatos e atividades desportivas. Até o dia 31 de dezembro exerce o segundo mandato como vereador na Câmara Municipal Itabuna.

Wenceslau Augusto dos Santos Junior, natural de Iaçu (BA), nasceu em 25 de janeiro de 1970. É o terceiro filho de Wenceslau Augusto dos Santos e dona Zuleide Oliveira Santos. É casado com Márcia Rosely Oliveira de Azevedo e tem um filho Augusto Daltro de Azevedo Santos, 16 anos.

Wenceslau começou a se destacar politicamente aos 20 anos de idade, como um dos líderes da luta pela estadualização da antiga Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi), embrião da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Eram tempos duros aqueles, já que fazer um curso superior no Sul da Bahia significava ter que pagar para estudar, pois a Fespi era particular e de acesso dificultado pelo caro e péssimo serviço de transporte.

Líder estudantil, Wenceslau foi escolhido presidente do Diretório Central dos

Estudantes (DCE) da Fespi, eleito por ampla maioria, com mais de 70% dos votos. Na sua gestão, o maior sonho dos estudantes se concretizou: a Uesc tornou-se pública e gratuita para dar mais oportunidade de acesso a quem sonha com o ensino superior.

Bacharel em Direito, tornou-se- presidente da União da Juventude Socialista (UJS). Por duas vezes foi eleito presidente do PCdoB de Itabuna. Foi o primeiro coordenador da Defensoria Pública Municipal, órgão que facilita o acesso dos mais pobres à justiça.

Wenceslau alcançou a segunda maior votação para vereador na coligação que o elegeu em 2004, com 1.865 votos. Como parlamentar, surpreende pela capacidade de liderar e defender direitos dos estudantes e dos mais necessitados.

Atualmente é professor de do curso Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Prefeitura de Itabuna

Assessoria de Comunicação Social

28 de dezembro de 2012

AS CREDENCIAIS PARA ACESSO À SOLENIDADE NO CENTRO DE CULTURA ADONIAS FILHO PARA OS PROFISSIONAIS DA MÍDIA IMPRESSA E ELETRÕNICA (emissoras de Rádio e TV e blogs) ESTARÃO DISPONÍVEIS A PARTIR DAS 9 HORAS DA MANHÃ DO DIA 1° COM O JORNALISTA LUIZ CONCEIÇÃO. SERÃO DISPONIBILIZADOS DUAS CREDENCIAIS POR VEÍCULO. CÂMERAS E FOTOGRAFOS TAMBÉM ESTÃO INCLUINDOS DE ACORDO O CERIMONIAL DA CÂMARA DE VEREADORES. MAIS INFORMAÇÕES (73) 8812-3453.