WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
embasa secom bahia


dezembro 2012
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  








O COLÉGIO, O LIXÃO E A CRECHE (A ZÂMBIA É AQUI)

É com muita decepção, tristeza e revolta que estou batizando o local das fotos de “Zâmbia”, em lembrança ao país mais pobre e sofrido do continente africano e do mundo. Não suporto mais ter que ver a cena todos os dias. Enquanto essa vergonha e esse descaso persistirem na cidade de Ilhéus, vou tentar vencer pelo cansaço. Se o amigo Rabat permitir, exibirei essa imagem no R2CPRESS de tempos em tempos, num sinal de protesto. Infelizmente é mais uma irresponsabilidade deixada de herança para o prefeito eleito resolver.
Esse lixão, infestado de urubus, ratos e outros animais à procura de alimento, está encravado ao lado de um colégio (CAIC, Zona Sul), cercado por residências e em frente a uma futura creche. O Governo Federal está aplicando cerca de 1 milhão de reais na construção da creche vizinha a esse absurdo, com prazo de entrega para abril/2013, e não gostaria nada de saber que o dinheiro está indo para uma obra no meio de um lixão. Certamente a OMS (Organização Mundial da Saúde) ficaria estarrecida se soubesse que o Brasil submete suas crianças e adolescentes a riscos altíssimos à saúde, ao manter uma creche e um colégio praticamente dentro de um depósito de lixo.
Como as fotos mostram, o local é uma rua de quase 100 metros de comprimento, onde o lixo se acumula por toda sua extensão e toma metade da via no sentido longitudinal. É uma área de grande circulação de pessoas, por causa do colégio e das residências no entorno, e foco real de uma infinidade de doenças.
Se o povo não tem educação, civilidade nem cidadania, cabe à prefeitura impor fiscalização permanente e aplicar multas pesadas aos infratores, até que o problema se resolva. Basta de inércia, permissividade, olhos fechados e braços cruzados por parte da administração municipal, seja ela de que tempo for. Nossas crianças não merecem isso, nós não merecemos isso, Ilhéus não merece isso.
Que a “Zâmbia” ilheense passe a ter os seus dias contados e seja logo varrida do mapa, literalmente.

nilson pessoa 01nilson pessoa 02nilson pessoa 03

Nilson Pessoa

2 respostas para “O COLÉGIO, O LIXÃO E A CRECHE (A ZÂMBIA É AQUI)”

  • Caro Nilson Pessoa,

    Tenho acompanhado sua preocupação com as anomalias existentes na nossa sofrida cidade.

    O que esse prefeito que está saindo e sua equipe fizeram com Ilhéus é uma situação que só a justiça, se houvesse, pode tentar resolver.

    Idêntica situação eu vivi aqui na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, que faz a ligação Sapetinga/Centro do Pontal (eu moro na Sapetinga).

    Foi um inferno o lixão daqui, com muito trabalho e perseverança, conseguimos resolver a pendenga, aliás foi resolvida através da própria prefeitura na época que o amigo Carlinhos Freitas estava à frente da secretaria.

    Agradecemos a Carlinhos Freitas o trabalho realizado, feito mais por amizade.

    Em toda essa situação do lixo em nossa cidade, INFELIZMENTE, o povo tem também a sua parcela de contribuição, principalmente pela falta da presença do governo nas ruas.

    Já virou cultura o cidadão jogar lixo nas ruas e avenidas, ninguém quer o lixo nas suas casas, já que tem as ruas como escape.

    Falta também educação e cidadania e a ausência do poder público contribui para isso.

    Vamos aguardar o novo prefeito, tomara que dê certo e possamos ver o nosso lixo no lugar devido.

    OBRIGADO pela sua eficiente contribuição como cidadão, isto é muito importante, devemos cada um fazer a nossa parte.

    A coleta não passou pela Sapetinga ontem sábado, o que fiz? peguei meu lixo que estava na lixeira e guardei dentro de casa, esperando o dia da próxima coleta, que talvez leve uns quatro dias pra acontecer.

    Grande abraço, contamos com você em 2013.

    ZÉCARLOS JUNIOR

  • Nilson Pessoa says:

    Meu caro Zécarlos Junior,
    Acompanho seus textos e sei da sua preocupação como cidadão que também quer o melhor para nossa cidade. O R2CPRESS é nossa voz e nossos olhos para os maus-tratos e as injustiças que Ilhéus sofre.
    Sim, continuaremos vigilantes em 2013, sem sombra de dúvida.
    Um abraço.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia