Uma das atrações mais esperadas do Aleluia Ilhéus Festival, o Padre Fábio de Melo levou uma mensagem de paz e renascimento ao público na noite de quinta-feira, 28, 1º noite de shows do evento. Em entrevista concedida à imprensa local, o sacerdote cantor falou sobre a iniciativa da cidade de realizar um festival que integra religiosidade, artes, cultura e negócio.

ALELUIA!

ALELUIA!


Fazendo uma comparação aos ensinamentos do apóstolo Paulo, missionário que pregou nos teatros e praças, o padre afirmou que a proposta do Aleluia Ilhéus Festival está no caminho certo. “Durante muito tempo, cultura e fé eram a mesma coisa. O iluminismo os colocou quase como oposição, mas vivemos o retorno dessa aproximação, que é cada vez maior. A arte é um lugar onde nós podemos aprender tudo que a religião tenta ensinar” ressalta.

Fortalecendo ainda mais seu ponto de vista, Fábio de Melo disse que cantar fora da igreja em uma quinta-feira santa também é evangelizar e celebrar a eucaristia. “Eu acredito que cantar nesse dia com o povo católico é de maneira, muito especial, a gente recordar a grande celebração de hoje, que é a instituição da eucaristia, a alegria que a eucaristia traz à nossa vida, e com a música preparar o nosso coração para poder viver bem a paixão de Jesus e a sua ressurreição” afirma. Para o padre, o ofício de evangelizar no altar ou no palco é similar; a diferença está no sacramento. “O altar é o lugar da liturgia, o palco é o lugar da música e da reflexão também, que nos ajuda entender o que celebramos na liturgia do altar”, complementa.

A Semana Santa é considerada um dos feriados mais tradicionais do Brasil. O padre Fábio de Melo chama atenção para o real significado dessa celebração. “O verdadeiro sentido desse período é a gente recordar e atualizar na nossa vida o sacrifício de Jesus, a vida de Jesus, e de maneira muito especial a ressurreição, momento em que ele nos convoca a também sermos ressurreto no dia a dia”, enfatiza.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 29.03.2013