Diretor da Divisão de Esporte de Ilhéus, Roberto de Andrade - Foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus.

Diretor da Divisão de Esporte de Ilhéus, Roberto de Andrade – Foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus.

A Divisão de Esportes da Prefeitura de Ilhéus está implantando sistema de parcerias e desenvolvendo ações de incentivo com entidades e pessoas que utilizam o Ginásio Herval Soledade e o Estádio Mário Pessoa, visando à conservação dos espaços. Ciente das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Município, o diretor do setor, Roberto de Andrade, enfatiza a importância dessas parcerias para minimizar os custos com a manutenção dos equipamentos e a conscientização dos usuários para a preservação do bem público.

Roberto de Andrade explica que os usuários dos espaços poderão desenvolver suas atividades normalmente, desde que apresentem uma contrapartida que beneficie o ginásio ou o estádio. O sistema de parceria já foi firmado com a Igreja Adventista, Associação Desportiva Ilhéus Cacau (Adic) e o clube de futebol Colo Colo. Os parceiros doarão lâmpadas e alambrados, material de limpeza e ajudarão nos serviços de limpeza do estádio.

Além do sistema de parcerias com entidades, os espaços podem ser utilizados por estudantes, crianças e idosos que necessitam praticar atividades físicas regularmente. Dias de terças e quartas-feiras, o ginásio é usado pelo grupo “De Bem com a Vida”, composto por 200 idosos do Centro de Atenção ao Diabético, Hipertenso e Idoso de Ilhéus (Cadhii), das 7h30 às 9 horas e pelos adolescentes com necessidades especiais do Centro de Referencia a Inclusão Escolar (Crie), das 9 às 10h30 e das 13h30 às 15 horas.

O diretor de Esporte destaca também o retorno das atividades de educação física pelos estudantes do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME). Os alunos do 5ª ao 9º ano fazem exercícios físicos no Estádio Mário Pessoa e praticam esportes como futsal, vôlei, basquete e handball no Ginásio nas segundas e quartas-feiras, nos dois turnos.

Com o objetivo de envolver a comunidade na pratica física, o Estádio Mário Pessoa fica aberto ao público nas segundas e quartas-feiras, a partir de 19h30 até as 20h30. Segundo Roberto de Andrade, futuramente as pessoas que utilizam o espaço serão cadastradas para que um profissional responsável possa acompanhar as atividades.

Campeonato da Cidade – Nos dias de terça e quintas-feiras, a partir das 19 horas, acontece o Campeonato da Cidade, que há mais de 80 anos integra o calendário esportivo de Ilhéus. As equipes disputam a taça Prefeito Jabes Ribeiro, desde o dia 15 de março, e os jogadores têm a chance de serem convocados para a Seleção de Ilhéus e disputar o intermunicipal, em julho próximo.

Com objetivo de incentivar jovens talentos, a Escolinha de Futebol São Jorge dos Ilhéus, que atende adolescentes de 13 a 18 anos, será transferida da Zona Sul para o Ginásio e o Estádio. O diretor da divisão de esporte destaca, ainda, o incentivo ao futebol feminino da nossa cidade e o apoio à Corrida Rústica do Colégio da Policia Militar (CPM), programada para 21 de abril, Dia de Tiradentes, na Avenida Soares Lopes.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 10.04.2013