A Prefeitura de Ilhéus intensifica o trabalho de distribuição dos carnês de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2013. Os contribuintes têm prazo até o dia 19 de abril para efetuar o pagamento em cota única, com 20% de desconto, o maior entre as grandes cidades da Bahia. Estão cadastrados na cidade 64.305 imóveis.

O IPTU pode ser pago no Setor de Tributos, localizado no andar térreo do Palácio Paranaguá, sede oficial do Poder Executivo Municipal, das 8h30min às 18 horas. O boleto de pagamento está disponível no site da Prefeitura (www.ilheus.ba.gov.br). Basta informar o número da inscrição do imóvel para obter o Documento de Arrecadação Municipal (DAM).

Os contribuintes que tiverem pendências com o IPTU relativas aos anos anteriores devem procurar, em horário comercial, a administração tributária do município, no térreo do Palácio Paranaguá, para regularizar a situação. Para maiores informações, podem entrar em contato com o setor, através do telefone (73) 3234.3522.

Com o tema “Vamos Reconstruir Ilhéus”, a Campanha do IPTU-2013 também oferece o parcelamento em até oito vezes, sendo que a primeira parcela deve ser efetuada até o dia 19 de abril e as demais até o dia cinco de cada mês. O desconto de 20% para o pagamento do IPTU 2013, em cota única, até o próximo dia 19, é um dos maiores da história do município. Com exceção de Feira de Santana, que também concede o abatimento de 20%, as demais cidades trabalham este ano com descontos menores, a exemplo de Salvador, Barreiras e Vitória da Conquista, 10%, Itabuna, 15%, e Jequié, 12%.

IPTU – O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é um tributo instituído pela Constituição Federal, cuja incidência se dá sobre a propriedade urbana e tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de propriedade imóvel localizada em zona urbana ou extensão urbana. Os contribuintes do imposto são as pessoas físicas ou jurídicas que, por justo título, mantém a posse do imóvel. No Brasil, o IPTU costuma ter papel de destaque entre as fontes arrecadatórias municipais, figurando muitas vezes como a principal origem das verbas em cidades consideradas médias, nas quais impostos como o ISS (Imposto Sobre Serviços), outro tributo municipal importante, possuem menor base de contribuintes.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 10.04.2013