A criação de ações conjuntas para promover a redução do índice de violência e estabelecer um ambiente mais agradável e seguro aos moradores e turistas do município de Ilhéus foi tema de um encontro, no Palácio Paranaguá, entre o prefeito Jabes Ribeiro, o Coronel Antônio Reis, do Comando Regional Sul da Policia Militar da Bahia, e o tenente-coronel Marcelo Luiz Brandão Teixeira, comandante do 2º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da PM-BA. “A ideia é a gente maximizar as ações de proteção ao cidadão e organização do espaço público”, frisou o prefeito Jabes Ribeiro, após a audiência, na tarde da última quarta-feira, dia 8.

Reunião do prefeito Jabes Ribeiro com o coronel Reis e o tenente coronel Teixeira da PM - Foto Gidelzo Silva - Secom-Ilhéus.

Reunião do prefeito Jabes Ribeiro com o coronel Reis e o tenente coronel Teixeira da PM – Foto Gidelzo Silva – Secom-Ilhéus.


Ações como a criação de um conselho comunitário e a implantação da Base Comunitária de Segurança foram pontuadas como fundamentais para o desenvolvimento de uma plataforma operacional conjunta para combater o tráfico de drogas, a criminalidade e a marginalização no município especialmente nos locais de maiores índices de violência, registrados pela Polícia Militar.

Os participantes observaram que a reunião foi o primeiro passo para a maior aproximação entre as instituições, fundamental para a melhoria das atividades da Prefeitura e da corporação. “Apesar de já termos conversado em outros contextos sobre estes assuntos, consideramos que este encontro dá inicio a uma série de vários outros que teremos para tratar de temas referentes ao combate à violência no nosso município, inclusive já convidei o coronel Reis e o tenente Teixeira para participarem das atividades de comemoração do aniversário de Ilhéus, no próximo 28 de junho”, resumiu Jabes Ribeiro.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 09.05.2013