A Cia. Dançart, de Vitória da Conquista, abre o projeto de intercâmbios Chamgement, promovido pelo Núcleo de Dança do Teatro Popular de Ilhéus (TPI). A iniciativa será desenvolvida na Tenda do TPI, na Avenida Soares Lopes. Às 14 horas deste sábado (15), serão ministradas duas oficinas gratuitas para bailarinos. E, às 18 horas de domingo (16), o grupo convidado apresenta o espetáculo Chover – as fases do sertão. As entradas custam R$ 12 e R $6.

Chover - as fases do sertão, Cia. Dançart.

Chover – as fases do sertão, Cia. Dançart.


A oficina de Dança Popular será ministrada por Adriana Galvão, da Cia. Dançart, e a de Dança Contemporânea por Érica Ocké, diretora da A-RRISCA Cia. de Dança e coordenadora do Núcleo de Dança do Teatro Popular de Ilhéus. A capacitação disponibiliza 30 vagas para bailarinos com mais de 13 anos de idade.

Dirigido por Adriana Galvão, Chover – as fases do sertão combina elementos da cultura popular com a erudita, traduzindo os sentimentos dos sertanejos obrigados a deixar suas terras por causa da seca. Bailarinos, atores e músicos apresentam ritmos tipicamente nordestinos, como o xaxado, coco e a ciranda, balé clássico e dança contemporânea. Após o espetáculo, será realizado um bate-papo com o público.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Dança do TPI, Chamgement é um passo de balé que significa troca dos pés. “Por isso escolhemos o nome para batizar o projeto, que prevê ações contínuas de intercâmbios de experiências, conhecimentos e percepções sobre fazer dança na Bahia”, explicou Érica Ocké. Uma vez por mês, serão reunidos grupos de dança ilheenses e convidados para realização de várias atividades, como oficinas, espetáculos, mostras coreográficas, ensaios abertos e seminários.

Aniversário do projeto Sábado Sim

Promovido pelo coletivo Chocolate Groove, o projeto Sábado Sim valoriza e abre espaço para o som das bandas independentes da região. E, neste sábado (15), a iniciativa completa três anos com com muito rock. A partir das 19 horas, na pista de Skate da Avenida Soares Lopes, acontecem shows de Enttropua, Intercepto, Dr. Imbira e Mortífera. Os ingressos custam R$ 15.

O evento conta com apoio do Teatro Popular de Ilhéus, que sempre foi um dos parceiros do Sábado Sim. O grupo, inclusive, gravou DVDs de shows das bandas participantes do projeto, através do seu Núcleo de Produção Audiovisual.