Sérgio Murilo Menezes

Sérgio Murilo Menezes

“Organização social, produtiva e econômica” é o tema do segundo Seminário Técnico, promovido pela Ceplac, previsto para acontecer das nove as 16 horas desta quinta-feira, dia 27, no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau-Cepec. O moderador é o engenheiro agrônomo Ismael Rosa, também da Ceplac.

O encontro abordará “temas relevantes para a sociedade regional: questão social, governança, territórios de identidade e cidadania, políticas públicas para o campo, cadeia produtiva do cacau, mercado e agro industrialização”, informou o chefe do Centro de Extensão da Ceplac-Cenex, Sérgio Murilo Menezes.

Segundo a programação, as nove horas, o pesquisador da Ceplac João Manoel Afonso fará a primeira exposição, sobre “A questão social do sistema de cultivo do cacau”. As 09h30min será a ver do economista Francisco Mendes Costa, da Universidade Estadual de Santa Cruz, fazer a segunda exposição, sobre “Reflexões sobre a organização social rural na região cacaueira da Bahia”. Às 10 horas, haverá debates sobre os temas abordados.

A terceira apresentação, sobre “Estrutura de governança nos territórios de identidade e cidadania”, está prevista para as 10h45min. Terá como expositores o engenheiro agrônomo da Ceplac Antônio Fernando Ribeiro e a representante do Pólo sindical-Sindicato dos Trabalhadores Agrícolas, Coordenação Estadual dos Territórios, Maria Angélica Anunciação.

Às 14 horas, tendo como moderador o engenheiro agrônomo da Ceplac Mario Tavares a programação tem sequência. O diretor-presidente da Companhia de Ações Regionais-CAR, José Vivaldo Mendonça Filho, fará a quarta apresentação, com o tema “Articulação de políticas públicas com a organização social no campo”. Em seguida, o economista da Ceplac, Antonio Zugaib, fará a quinta apresentação sobre “Ação estratégica dos agentes da cadeia produtiva do cacau”. A sexta e ultima apresentação, sobre “Mercado, Comercialização e Agro-industrialização”, ficará a cargo de um consultor do Sebrae na Bahia.


Jornalista da Sueba – Superintendência da Ceplac na Bahia
Ederivaldo Benedito
Foto: Águido Ferreira
Assessoria de Comunicação da Ceplac