A única apresentação da Trupe Ensaia Aqui e Acolá na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI) cativou a plateia na noite da última terça-feira (17). O grupo pernambucano de teatro apresentou comédia O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas e despediu-se do público sob longa salva de palmas. O espetáculo trouxe o gênero do melodrama no circo-teatro e, ao longo de três anos em cartaz, foi a primeira encenação embaixo de lona circense. “É um momento de muita emoção para nós. Esperamos que o público daqui aproveite bem este espaço”, disse o ator Jorge de Paula.
O amor de Clotilde na Tenda TPI 17.09.13- foto Felipe de Paula.

O amor de Clotilde na Tenda TPI 17.09.13- foto Felipe de Paula.

            Com muito dinamismo, usando música, dança e demais recursos cênicos, O amor de Clotilde… divertiu o público, que se envolveu com a história de amor proibido, passada no Recife do século XIX. As interpretações dos atores e atrizes reproduziam o estilo exagerado dos espetáculos teatrais encenados nos circos, que foram sucesso até a década de 1960. A Trupe Ensaia Aqui e Acolá manteve a essência do gênero, adaptando a linguagem para os dias atuais. “Antigamente, as companhias circenses apresentavam textos de teatro, que eram mais esperados do que os números de habilidade”, explicou a produtora Juliana Montenegro.

A visita da Trupe Ensaia Aqui e Acolá a Ilhéus integra o projeto “Circulando Aqui e Acolá – Etapa Nordeste”. Além do espetáculo gratuito, na noite de segunda-feira (16), foi oferecida a oficina “Mímica Corporal Dramática”.  A iniciativa é patrocinada pelo Prêmio Myriam Muniz de Teatro, da Fundação Nacional das Artes (Funarte). Depois de Ilhéus, o grupo segue para Alagoas e depois para a Paraíba. Todo trabalho está no blog: trupeensaiaaquieacola.blogspot.com.br.

Projeto Chamgement

O Projeto Changement realiza no próximo sábado (21) oficina de dança voltada para o público da melhor idade. As professoras Bianca Lavigne e Isabela Kruschewsky irão trabalhar elementos motores como coordenação, equilíbrio, lateralidade, memória e, principalmente, a socialização. As atividades prometem ser recheadas de diversão e bom humor. As inscrições devem ser feitas na Tenda TPI. Mais informações pelo telefone (73) 4102-0580. A ação é organizada pelo Núcleo de Dança do Teatro Popular de Ilhéus em parceria com grupos da região.