Integrando a programação regional da 7ª. Primavera de Museus a artista plástica Jane Hilda Badaró realiza exposição individual no Museu da Piedade, em Ilhéus, de 23 de setembro a 6 de outubro, sob curadoria de Anarleide Menezes, gestora do Museu. Na oportunidade serão mostradas pinturas com temática da cultura afro-brasileira interligada com a cultura sulbaiana. “A Bahia é um estado brasileiro bem marcado pelas influências africanas, nos mais diversos aspectos. Sinto na minha arte estas marcas. Assim mostro alguns trabalhos que expressam isso, seja na religiosidade, na alimentação, na dança- através dos orixás, de baianas de acarajé, da capoeira- dentre outros aspectos”, diz.

Jane Hilda_Piedade.

Jane Hilda_Piedade.

“Museu, Memória e Cultura afro-brasileira” é o tema da 7ª. Primavera dos Museus, proposto pelo IBRAM, e, na região cacaueira, organizado pela Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia. A programação do evento em âmbito regional- aberta em 26 de setembro no Museu da Piedade com palestra do Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, Ruy Póvoas- se estende até o dia 29 de setembro, com diversas atividades envolvendo visitas guiadas, apresentação de filmes/cinema, teatro, música, dança/balé afro, mini-cursos, oficinas,enfim, diversas manifestações artísticas nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Uruçuca e Barro Preto.

A Primavera dos Museus acontece anualmente desde 2007, e é resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país e do Instituto Brasileiro de Museus- IBRAM, visando a aproximação destes com a sociedade. O propósito é mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo tema, e os museus que participam da ação têm conseguido alcançar importantes resultados, como aumento da visitação, fortalecimento da imagem do museu e aumento de sua visibilidade.  Todas as informações da Programação Regional podem ser obtidas no Museu do Cacau, na  Rua Eustáquio Bastos- Ilhéus,  das 9 às 17 horas.