A Secretaria de Saúde já conta com uma rede de 31 unidades de saúde em funcionamento – 25 na Atenção Básica e seis na área de Alta e Média Complexidade. Até o final de novembro, três novos centros serão reabertos. E mais nove estão em obras de construção.

Os moradores de Ilhéus já contam com uma rede de 31 unidades de saúde da rede municipal em funcionamento, sendo 25 postos vinculados à Atenção Básica. Outras seis unidades de atendimento são da rede de Média e Alta Complexidade, voltadas para especialidades médicas. Os postos foram reativados pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) nos últimos 10 meses. Até o final deste mês de novembro, serão reinaugurados os centros de saúde do Alto do Basílio – com duas equipes do PSF, do Banco da Vitória e do Ilhéus II.

O prefeito Jabes Ribeiro destaca que tem sido difícil reestruturar a rede de saúde do Município, já que recebeu a secretaria da área totalmente desestruturada, onde foram constatadas diversas irregularidades, como atesta a auditoria feita pelo Denasus, órgão do Ministério da Saúde. “A população pode ter certeza que estamos fazendo todos os esforços para ampliar o atendimento de saúde pública, mas é preciso contar com a colaboração de todos, servidores e cidadãos, porque a situação financeira da Prefeitura, e dos municípios de modo geral, está comprometida com gastos de pessoal”, atesta Jabes Ribeiro.

Conforme informa o prefeito, já se encontram em obras de construção as novas unidades de saúde Almiro Vinhais, na Avenida Princesa Isabel, a de Vila São José, Teotônio Vilela, Avenida Roberto Santos (Esperança), Olivença, Conquista, Banco da Vitória, São Miguel e Iguape. As obras de ampliação vão beneficiar o Centro de Saúde Avançado da Zona Sul, no Bairro Hernani Sá, e as unidades de saúde da família de Banco Central e Couto-Santo Antônio.

O secretário de Saúde, José Antonio Ocké, explica que os postos de saúde do Banco da Vitória e do Ilhéus II, cujas obras de reforma já haviam sido concluídas e também deveriam ter sido reabertos, estão passando por novos reparos em virtude da ação de vândalos que invadiram e destruíram as dependências daquelas unidades, causando mais prejuízos ao Município e à população.

Reabertos esta semana, após obras de reforma, o Centro de Saúde Herval Soledade, no Pontal, está funcionando das 11 às 17 horas, com consultas de clínica geral, pediatria, de enfermagem (saúde do homem, da mulher, idoso, adolescente, da criança), para nutricionista e fisioterapeuta, além de um consultório odontológico; o Centro de Saúde Euler Ázaro, no Teotônio Vilela, recuperado com o apoio da comunidade, está com atendimento no horário das 7 às 13 horas, e oferta dos mesmos serviços do centro de saúde do Pontal, e mais dois consultórios odontológicos; e o PSF III, localizado também no Teotônio Vilela, aberto das 11 às 17 horas, oferece consultas de clínica geral e de enfermagem (saúde do homem, da mulher, idoso, adolescente, da criança), nutricionista e fisioterapeuta.

Atenção Básica – Agora, a rede de atenção básica à saúde funciona com 25 unidades, embora em muitas delas as equipes multidisciplinares ainda necessitem de outros profissionais especializados. Na Zona Sul, a comunidade conta com o centro de saúde de Olivença, e os postos de Saúde da Família (PSFs) I, II e III do bairro Nossa Senhora da Vitória; os PSFs I e II e o Centro de Saúde do Nelson Costa, o Centro de Saúde Avançado da Zona Sul (Urbis), o posto de saúde do CAIC e o Centro de Saúde do Pontal.

Na Zona Central, a rede funciona na unidade CAE III (antigo Sesp), na Avenida Canavieiras, o Centro de Saúde Almiro Vinhais, na Princesa Isabel, e o PSF da Conquista. Na zona norte, estão as equipes do PSF do Alto do Coqueiro, do Centro de Saúde Sarah Kubitscheky, no Malhado, PSF da Barra, Centro do Centro Social Urbano (CSU), Centro de Saúde do São Miguel, o PSF e o Centro de Saúde do Iguape.

Na zona oeste, a população pode contar com o Centro de Saúde Euler Ázaro e os PSFs I, II, III e IV do bairro Teotônio Vilela, o Centro de Saúde Vila Cachoeira (turno da manhã, ainda sem médico), e os PSFs I e II do bairro Salobrinho.

Especialidades – A Secretaria de Saúde também garante o funcionamento de clínicas com atendimento de alta e média complexidade. É o caso da Policlínica da Conquista, um centro de referência de especialidades, que oferece serviços de dermatologia, psicologia, pneumologia, neurologia, clínica geral, entre outros. No bairro Cidade Nova, o Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae) funciona com tratamento de pré-natal de risco, hematologia, fonaudiologia e psicologia.

Na Avenida Soares Lopes, no centro da Cidade, estão o CADI (Centro de Atenção ao Diabético e Idoso de Ilhéus) e o NAE (Núcleo de Atenção Especializada) com serviços de reabilitação física e ostomia. Estão também em funcionamento os CAPS (Centro de Aatenção Psicossocial) Infantil, na Praça Barão de Rio Branco, na Cidade Nova, e o Adulto, cujo atendimento está sendo feito de forma provisória na Policlínica da Conquista, até a conclusão da obra de recuperação da sede, localizada no Alto dos Carilos.


Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro