WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


Janeiro 2014
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  








Dragagem do Porto de Ilhéus será autorizada nesta segunda-feira

O ato vai permitir o início imediato da obra que ampliará a competitividade do Porto, influenciando no aumento da movimentação de carga e gerando um impacto positivo para a economia regional.

Porto de Ilhéus - Foto Alfredo FIlho (Secom).

Porto de Ilhéus – Foto Alfredo FIlho (Secom).

A ordem de serviço para o início das obras de dragagem do Porto de Ilhéus vai ser assinada na próxima segunda-feira, dia 13, às 10 horas, em solenidade presidida pelo vice-governador e secretário do Estado de Infraestrutura, Otto Alencar, e pelo prefeito Jabes Ribeiro, com a presença do Secretário da Casa Civil da Bahia, Riu Costa. O ato, que acontecerá no Palácio Paranaguá, sede do governo ilheense, e também contará com a presença do presidente da Companhia das Docas da Bahia (Codeba), José Muniz Rebouças, vai permitir o início imediato da obra que ampliará a competitividade do Porto, influenciando no aumento da movimentação de carga e gerando um impacto positivo para a economia regional.

“Vamos ter mais facilidade para atrair um volume maior de cargas, como por exemplo, a soja do Oeste, já que a dragagem vai permitir aumentar o tamanho dos navios que podem atracar no porto do Malhado”, explica o presidente da Codeba, José Rebouças, que vai assinar o contrato com a Ster Engenharia, juntamente com o vice-governador e o prefeito Jabes Ribeiro.

O contrato representa um investimento da ordem de R$ 3 milhões, 442 mil, provenientes de recursos próprios da Codeba, que está investindo mais R$ 1 milhão, 147 mil em ações de preventivas e de monitoramento ambiental da obra, através de contrato firmado com a empresa BMA. “Nosso esforço é no sentido de impactar o mínimo possível o meio ambiente, inclusive a preservação da fauna marítima”, ressaltou o diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da Codeba, Renato Neves.

Com a dragagem, o canal de acesso ao porto, que tem uma profundidade atual de 8,20 metros, voltará para o calado original, de 10 metros, permitindo ampliar a capacidade de carga para a atracação de navios. “É o que chamamos de dragagem de manutenção, já que o objetivo é reestabelecer a profundidade do canal e não ampliá-la, o que já reduz o impacto sobre o meio ambiente”, destacou Renato Neves.

A assinatura do contrato para a dragagem do Porto de Ilhéus vai acontecer uma semana após a assinatura do contrato de adesão para os dois terminais do Porto Sul, também em Ilhéus. Na opinião do presidente da Codeba, esse conjunto de obras evidencia o esforço dos Governos Federal e Estadual para dinamizar a economia do Sul da Bahia, com reflexo no desenvolvimento de todo o Estado.

Secretaria de Comunicação (Secom)

1 resposta para “Dragagem do Porto de Ilhéus será autorizada nesta segunda-feira”

  • Tarcicio NETO says:

    Quem vai fiscalizar o descarte destes resíduos, quem vai medir as milhas onde vão ser jogados, pra não ser jogados em cima dos corais ou em cima dos pesqueiros como em outras dragagens, os órgãos responsáveis por isto ficam omissos e não se manifestam , não sei o que acontece já participei de varias reuniões da Codeba e já sugeri que este material fosse jogado no São Miguel mais não fui atendido , na época Sr. Newton Cruz gestor do porto, queria que fosse levado tal material de caçambas o que seria inviável financeiramente, esta areia que está assoreando o porto é areia que está sendo retirada pela maré do São Miguel as custas de muitas destruições inclusive a casa desse que vos escreve.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia