O reconhecimento facilitará a captação de recursos financeiros para realizar obras de contenção de encostas nos altos e nos bairros atingidos.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil do governo Federal, órgão vinculado ao Ministério de Integração Nacional, publicou nesta segunda-feira, dia 13, a portaria número 8, que reconhece a situação de emergência pública de Ilhéus, em decorrência das fortes chuvas que atingiram o município nos últimos meses de novembro e dezembro. Isso facilitará a captação de recursos financeiros para realizar obras de contenção de encostas nos altos e nos bairros atingidos.

Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Isaac Albagli, o prefeito decretou a situação de emergência com o objetivo de viabilizar o socorro às vítimas e adotar medidas para corrigir os problemas causados com as chuvas.

O titular da pasta lembrou que o intenso volume de águas pluviais provocou deslizamento de terras, colocando em risco de desabamento vários imóveis, em diversos locais da cidade, a exemplo dos altos da Tapera, Belmonte, do Seringal, do Amparo, Santa Inês, do Carvalho, do Basílio, da Esperança, do Centro Social Urbano (CSU) e da Conquista.

Outros locais onde se registraram ocorrências foram as avenidas Ubaitaba, Luiz Gama, Roberto Santos e Itabuna, Vila Queiroz, além das ruas Maria Quitéria, da Horta, Getúlio Dorneles Vargas, do Cano, Francisco Assis, no Conjunto Habitacional Faelba, 2ª Travessa da Princesa Isabel, entre outras localidades.

Secretaria de Comunicação (Secom)