WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


janeiro 2014
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  








CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA AGRICULTURA ACOMPANHARÁ DE PERTO CONFLITOS NO SUL DA BAHIA

Na última quinta-feira (23), o presidente da Associação de Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema (ASPAIUB), Abiel Silva, participou, em Brasília, de reunião com representantes da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), para tratar do conflito entre pequenos produtores do Sul da Bahia e índios da etnia tupinambá. O encontro pautou também sobre a demarcação de terras em Ilhéus, Una e Buerarema. O projeto prevê a cessão de 47 mil hectares para índios, boa parte deles, autodeclarados e integrantes de grupos responsáveis por invasões e saques a propriedades na região.

Segundo Abiel, o encontro com a CNA trouxe novidades aos pequenos produtores da região. A confederação deve, nos próximos dias, enviar comitiva ao sul da Bahia para ficar a par dos conflitos.

Junto à comitiva, deve vir à região a advogada Alba Freire, a serviço da confederação, que dará orientações aos agricultores familiares que tiveram as terras invadidas e não têm como arcar com os custos do processo.

Ainda na viagem a Brasília, foram feitas visitas ao Supremo Tribunal Federal (STF), à presidência da República, ao Ministério Público Federal e ao Ministério da Defesa. As visitas serviram para alertar aos órgãos o risco de se destinar grande quantidade de terra para índios e deixar centenas de produtores rurais sem seu sustento no sul da Bahia.

De acordo com Abiel Silva, ao STF foi solicitado também a continuidade dos processos de reintegração de propriedades invadidas em Ilhéus, Una e Buerarema.

Em ofício enviado ao Ministro da Defesa, José Eduardo Cardozo, a associação agradeceu a implantação das três bases de segurança em Ilhéus e Buerarema e solicitou a manutenção destes postos, imprescindíveis para trazer o mínimo de segurança à área e garantir as reintegrações de terra determinadas pela justiça.

Andrei Sansil

Ascom-Aspaiub.

1 resposta para “CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA AGRICULTURA ACOMPANHARÁ DE PERTO CONFLITOS NO SUL DA BAHIA”

  • Ramon says:

    Realmente este impasse precisa ser resolvido, na realidade o Ministro da Justiça que está com todo o processo em mãos a mais de dois anos precisa assinar a portaria declaratória demarcando a terra indígena e ter recursos já destinados para indenizar todos os proprietários de terra que se encontram na região além de dá um tempo para que todas essas famílias pequenas sejam realocadas em áreas destinadas pelo INCRA. O que eu vejo é que o Estado está colocando os indígenas e os proprietários de áreas para brigarem entre si.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia