WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


junho 2014
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  








DENUNCIANDO

VERGONHA

Tratava-se de uma pesquisa da disciplina lazer da Universidade Estadual de Santa Cruz o tema disparador seria a área de lazer do bairro que você mora, mas como falar em lazer na avenida litorânea norte se sou nascido e criado no bairro do malhado ao lado deste que já fora chamado de riacho hoje, ou melhor, há muito tempo é um esgoto a céu aberto que vem trazendo muitos incômodos, principalmente pela proliferação de ratos, baratas e nos últimos dias muriçocas que não acabam mais.
Coloquei o exemplo da cidade de Itabuna mostrando de onde a verba pode chegar para a revitalização ou cobertura do canal (esgoto) só falta vontade politica para realizar melhorias no local, o mau cheiro incomoda até mesmo dentro de casa. A situação está horrível não podemos fazer as refeições dentro da residência por conta deste cheiro ruim, sem contar no tanto de animais, como ratos e baratas, que aparecem dentro das casas.

01

01

02

02

03

03

Dessa forma, por conta da ausência de atitudes por parte do Poder Público estou enviando estas fotos e esta nota de repúdio através das redes sócias para emissoras de rádio e tv e para toda sociedade de ilhéus, principalmente moradores do bairro do malhado para que possamos reivindicar melhorias com urgência.
Num mundo com tanto cinismo politico e pela arrogância das pessoas que estão no poder tentei expressar minha Indignação para que outras pessoas também se manifestem, pois só assim acredito que nossa demanda será atendida.

SANEAMENTO BÁSICO

Trata-se de serviços que podem ser prestados por empresas públicas ou, em regime de concessão, por empresas privadas, sendo esses serviços considerados essenciais, tendo em vista a necessidade imperiosa desse por parte da população, além da importância para a saúde de toda a sociedade e para o meio ambiente. A falta de saneamento básico, aliada a fatores socioeconômicos e culturais, são determinantes para o surgimento de infecções por enteroparasitoses, tendo as crianças o grupo que apresenta maior susceptibilidade às doenças infectocontagiosas.
O saneamento básico constitui um dos mais importantes meios de prevenção de doenças, dentre todas as atividades de saúde pública. Inclui várias definições, sendo que devemos sempre levar em consideração aquela fixada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), segundo a qual “saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre o seu bem-estar físico, mental ou social”. Seu objetivo maior é a promoção da saúde do homem, pois muitas doenças podem proliferar devido à carência de medidas de saneamento.
Alguns fatores predisponentes a essa proliferação das doenças, os quais podemos citar, são: ambiente poluído, inadequado destino do lixo, não disponibilidade de água de boa qualidade, e má deposição de dejetos. Como conseqüências, temos, por exemplo, mortes de crianças com menos de um ano de idade por diarréia (cerca de 30%), casos de internação em pediatria devido à falta de saneamento (60%), além de casos de esquistossomose, que no Brasil chegam a 5,5 milhões.
A área de atuação do saneamento é muito ampla, e tende sempre a aumentar, devido à grande necessidade de se controlar a ação do homem sobre o meio ambiente. Soluções técnicas de saneamento cada vez mais avançadas, aperfeiçoadas e eficazes são necessárias para controlar os problemas ambientais, decorrentes do crescimento populacional e desenvolvimento industrial.

PROBLEMAS:



Quando os esgotos não são coletados em redes ou adequadamente tratados nas estações de tratamento (ETEs), ficando expostos ou lançados em estado bruto nos cursos d´água, podem gerar uma série de problemas, entre os quais, os seguintes.

– Estético. Consiste na aparência desagradável do esgoto bruto correndo a céu aberto pelas ruas, servindo de criadouro de mosquitos, fonte de doenças e atrapalhando o trânsito das pessoas.

– Doenças. Estas são o que de pior os esgotos sem tratamento podem apresentar e, entre elas, podemos citar: disenterias, leptospirose, dengue, varíola, amebíase, bouba, tétano, difteria, ascaridíase e outras.

– Odores. Quando es esgotos domésticos ficam retidos por algum tempo, geram odores desagradáveis, por conta de gases como o sulfídrico e outros. Já os esgotos industriais, por conterem substâncias odorantes, também têm o seu cheiro característico.

– Consumo O2. Ao serem lançados sem tratamento nos cursos d´água, uma característica marcante dos esgotos, sejam domésticos ou de outro tipo, é o consumo de oxigênio da água desses mananciais, causando prejuízos aos peixes e elevando o custo do tratamento da água para consumo.

EXEMPLO DA CIDADE DE ITABUNA

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
GOVERNO FEDERAL
Itabuna (BA)
Convênios do Governo Federal com o Município –
NUMERO-704277 , SITUAÇÃO- Em Execução, OBJETO– MACRO DRENAGEM DO CANAL DO LAVA PES, LOCAL– LOCALIZADO NA AV. AMELIA AMADO, CENTRO DO MUNICIPIO. MINISTERIO DA INTEGRACAO NACIONAL ITABUNA PREFEITURA VALOR CONVENIADO– 12.364.145,64 TOTAL LIBERADO– 10.476.612,27 LIBERADO- 84,734%

O perfil da área central de Itabuna vai experimentar uma mudança radical nos próximos meses, quando será inaugurada a obra de macrodrenagem e urbanização da Avenida Amélia Amado. A via, que tem grande importância para a história da cidade e se confunde com seu processo de formação, está sendo “repaginada” pela Prefeitura, numa intervenção que conta com quase R$ 13 milhões do Ministério da Integração Nacional e contrapartida do município.
A obra já é considerada a maior em Itabuna nas últimas décadas. Com a instalação de placas de concreto nas paredes do Canal do Lavapés, que corta a Amélia Amado, e a correção do sistema de drenagem com tubulação de maior diâmetro, um velho problema da avenida deixará de ocorrer: os alagamentos. Além disso, o eixo rodoviário, antes ocupado desordenadamente por barracas e identificado pelo odor do canal poluído, será valorizado com áreas de lazer e convivência, ciclovia e um aspecto humanizado. O que se vislumbra é praticamente um novo centro urbano para Itabuna.


MARCELO SENA

2 respostas para “DENUNCIANDO”

  • LUCIANO says:

    A MATÉRIA É MUITO TRANSPARENTE. O DESCASO COM ESTE CANAL QUE VEM DESDE O SUPER MERCADO MEIRA(MEIRÃO), ALÉM DE TUDO O QUE FOI COLOCADO, REPRESENTA UMA SITUAÇÃO DE FALTA DE HIGIENE PARA A CENTRAL DE ABASTECIMENTO DO MALHADO, ONDE ALÉM DAS ESPÉCIES JÁ CITADAS, ACRESCENTE-SE AS MOSCAS NAS CARNES E OUTROS ALIMENTOS QUE ALI SÃO COMERCIALIZADOS, AS QUAIS MISTURAM-SE COM URUBUS, RATOS E BARATAS.

  • Marão says:

    Caro leitor, voce foi perfeito em seus comentários, é uma pena que o prefeito e secretários não tomem alguma atitude em relação a este vergonhoso canal de esgoto que corta o nosso querido bairro do malhado.
    Além de tudo isso citado acima, tem o total abandono da nossa orla, todos os postes que estão situados no centro da avenida sem as luminárias e lampadas. Cade a empreiteira que ganhou milhões de reais que não fez as devidas manutenções e reposições das mesmas?
    Ilhéus não merece esse desgoverno.
    ACORDA JABES! O POVO ESTÁ ANSIOSO AGUARDANDO A SUA POSSE.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia