Querido, estimado e AMADO Ir.’. Everaldo,
Bastante gratificante tê-lo de volta, nos brindando com peças maravilhosamente bem escolhidas.

A psicosfera se ilumina e , assim, nos fortalecemos e MUITO.
O Ir.’. sabe da minha admiração e respeito por você dentro e fora do Templo.

Mando, daqui do nosso QG, um TFA.’. recheado de carinho e votos de muita PAZ, Harmonia e Saúde para você e todos os seus.
Acredite: com sua conduta, nossa Loja fica, cada dia mais, FORTE!
Fique com DEUS e que ZOINHO DE MÃE te proteja com aquele fortíssimo MANTO.

Ir.’. Rabat.

Ir.’. Everaldo.

por Jose Everaldo Adrade Souza*

Os Irmãos maçons sabem que, em diversos ritos, na abertura de uma Loja, no primeiro grau, se lê o versículo primeiro do Salmo 133. Essa prática aconteceu, na Maçonaria, pela primeira vez, na metade do século XVIII, em algumas Lojas de Yorkshire, Inglaterra, quando o ritual inglês ainda não estava completamente organizado.
O Salmo 133 da Bíblia Sagrada (conhecido também como Cântico dos Degraus ou ainda Salmo da Fraternidade e da Concordância) é elogio da concórdia é união fraterna, quando diz
no versículo 1: “Oh! Como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos.
A autoria do Salmo 133 é atribuída a David, o segundo rei de Israel, após Saul, e pai de Salomão, construtor do primeiro Templo de Jerusalém.
Faz-se, em seguida, uma análise dos três versículos do salmo 133.

Primeiro versículo:

Oh! Como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos.

Louva-se a união entre os irmãos, penhor da concórdia, prosperidade e fraternidade, concitando-os a viver em paz e em harmonia. Davi dava a importância aos povos de diversas aldeias que iam a Jerusalém para rezar, e Jerusalém, por sua vez tratava todos dessa forma, acolhia quem quer que fosse, viesse de qualquer lugar. Quando o Salmo 133 sugere “…que os irmãos vivam em união…”, está se traçando um programa de convivência amena e construtiva e, voltando no tempo ver-se-á que a palavra irmão se revela uma necessidade entre os homens. O Salmo 133 não é, necessariamente, religioso.

Segundo versículo:


É como um óleo puríssimo derramado sobre a fronte, e que desce sobre a barba de Aarão, para correr em seguida até a orla de seu manto..
A simbologia do salmo é emblemática: a cabeça (fronte) é o centro vital da existência, local do processamento mental, intelectual, emocional e sensorial, controlador de todo o corpo. A barba é o emblema da honra, da virtude, do talento, da coragem, das boas ações ou das qualidades de alguém. N Antiguidade , expressava a honorabilidade e a probidade (ainda hoje no mundo muçulmano e entre os judeus ortodoxos). O manto, o vestuário, é o emblema da honestidade e da castidade e tem um significado especial litúrgico.

Terceiro versículo:
É como o orvalho do Hermon, que desce pelas colinas do Sião: pois ali derrama o Senhor sua bênção e a vida para todo o sempre.
Nas regiões desérticas, apesar do grande calor durante o dia, a evaporação da umidade concentra-se nas montanhas e retorna durante a noite, em abundância, na forma de orvalho, suprindo em parte a falta de chuva, proporcionando condições mínimas de vida e uma boa colheita. O monte Hermon, ao norte de Israel atual, fazendo limites entre Israel, Líbano e Síria-(a parte sudoeste deste monte é conhecida como colinas de Golan), é considerado sagrado pelos habitantes de Canaã. As colinas de Sião têm, aproximadamente, 800 metros de altura. Nos salmos 87:2;51:18:125:1-2 e, em vários versículos, Jerusalém .
Davi compara o unguento derramado sobre a cabeça de Aarão com o orvalho sobre Sião. A Aarão é o supremo sacerdote, o patriarca da nação Israel. Estando os Irmãos em união, naquele local (primeiro versículo), isso torna possível que as bênçãos, a purificação, envolvam, recaiam e se derramem sobre todos.
Para entender o salmo, em um sentido não religioso, há necessidade de se traduzir a simbologia usada:
Como é boa a fraternidade e a solidariedade (relação de responsabilidade) entre irmãos. Essa fraternidade é uma exaltação da mente e do intelecto, da honra e da coragem, da honestidade e da inocência, fazendo casa irmão puro, limpo (sem mácula), justo e perfeito. É bendizer (louvar)a purificação, a virtuosidade, o que torna a vida possível.

IRMÃO EVERALDO *
MESTRE MAÇOM DA LOJA ELIAS OCKÉ – ORIENTE DE ILHÉUS.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

LIMA, Walter Celso de. Ensaios sobre filosofia e cultura maçônica. São Paulo: Madras, 2012.