“Hoje é uma data especial para nós” disse nesta segunda-feira (28) o secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, lembrando o Dia do Agricultor. Ele destaca que “o agricultor é um trabalhador que merece ser homenageado pela importante missão que desenvolve, sendo o grande responsável pelo alimento que chega às nossas mesas”. No Brasil, mais de cinco milhões de famílias dedicam-se à agricultura, sendo que a Bahia conta com cerca de 750 mil estabelecimentos rurais, dos quais 665 mil de agricultores familiares. Cerca de 30% da população do estado é rural.
“Nesta data, a Secretaria da Agricultura externa seu reconhecimento, rende homenagens e parabeniza as mulheres e homens do campo, seja o trabalhador rural, o pequeno agricultor, o médio ou o grande empresário do agronegócio e da agroindústria, que com disposição e coragem enfrentam as adversidades climáticas, doenças e pragas e tornam a terra fecunda, assumindo riscos e produzindo matérias-primas e alimentos que abastecem as cidades, contribuindo para a grandeza do País”, afirmou Jairo Carneiro.
Destacando a importância desse setor da economia, Jairo Carneiro aponta que a agropecuária é responsável por 24% do PIB baiano, 30% dos empregos e 42% das exportações. “Os agricultores, compreendendo também os que se dedicam à pecuária, pesca e aquicultura, são responsáveis pela presença da Bahia no cenário nacional, aparecendo sempre nos primeiros lugares na produção de quase todas as culturas, a exemplo do guaraná, cacau, coco, sisal, algodão e laranja, caprinos e ovinos dentre outros”,
O dia 28 de julho foi instituído como o Dia do Agricultor em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, durante as comemorações do centenário do Ministério da Agricultura, criado em 1860 durante o Segundo Império na estrutura do gabinete de Dom Pedro II com a denominação de Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.
Desde então esse ministério passou por várias mudanças, até que em 31 de agosto de 2001, através da Medida Provisória 2216-37 recebe o nome de Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Ascom Seagri – 28 de julho de 2014
Josalto Alves