Antônio Ocké, a ordem do prefeito Jabes Ribeiro é que sejam iniciadas as intervenções assim que for encontrado um imóvel para a realização dos atendimentos à população. A recuperação das unidades de saúde faz parte da política de reorganização do município da atual gestão.

Ação do programa NASF na Zona Sul.foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 30.07.14.

Ação do programa NASF na Zona Sul.foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 30.07.14.

O secretário de Saúde, Antônio Ocké, participou, na quarta-feira, dia 30, da reunião do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), na unidade de Saúde do Bairro Nelson Costa, zona sul de Ilhéus, com a presença de idosos, hipertensos e diabéticos assistidos pelo programa. Na oportunidade, o secretário destacou a participação dos estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que contribuem, mediante parceria, do Programa de Educação para o Trabalho (PET) e do Programa Integrado de Ensino à Comunidade (PIESC), na unidade do Nelson Costa.

“Essa parceria, essa interação com a equipe da UESC, tem colaborado muito para a melhoria da qualidade do atendimento aos usuários de saúde. Nós estamos empenhados para que isso ocorra, o mais rápido possível, em toda nossa rede de atenção à saúde”, afirmou o secretário. Esta semana, Ocké também integrou a equipe de atendimento do programa Melhor em Casa, que visitou diversos pacientes, com o objetivo de verificar os serviços prestados e colher informações diretamente com os cidadãos.

A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde (Sesau), Bárbara Christian, explicou que o Ministério da Saúde criou o NASF com a finalidade de apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços e ampliar a abrangência e as ações da Atenção Primária, bem como sua resolutividade. Nesse sentido, o programa deve ser constituído por equipes compostas por professores de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem em conjunto com os profissionais das Equipes de Saúde da Família, compartilhando as práticas em saúde.

Em Ilhéus, existem dois núcleos do NASF, que são compostos por psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, profissional da educação física, nutricionista, terapeuta ocupacional, médico pediatra. Segundo Bárbara Christian, essas equipes têm como responsabilidade central atuar e reforçar nove diretrizes na atenção à saúde: a interdisciplinaridade, a intersetorialidade, a educação popular, o território, a integralidade, o controle social, a educação permanente em saúde, a promoção da saúde e a humanização.

Durante os encontros promovidos pelo Nasf, que acontecem toda quarta-feira na unidade de Saúde do Nelson Costa, por exemplo, os participantes realizam práticas de alongamento, relaxamento, de caminhada orientada e, duas vezes ao mês, se integram em palestras sobre educação e saúde. Nas reuniões também são discutidos temas como alimentação saudável, direitos sociais, prevenção de acidentes domésticos, saúde da mulher na menopausa, e incontinência urinária, entre outras. Ao final de cada sessão, os usuários têm um momento de interação, quando é servido um lanche reforçado, com leite, café, frutas variadas, bolachas e doces.

Reforma – Durante a reunião, o secretário de Saúde informou que a sede da unidade passará por obra de reforma e manutenção.  “Precisamos qualificar nossas instalações para proporcionar melhores condições de atendimento ao ilheense e um local mais digno para os nossos servidores trabalharem”, atestou o secretário.Segundo disse, a determinação do prefeito Jabes Ribeiro é que sejam iniciadas as intervenções assim que for encontrado um imóvel para a manutenção dos atendimentos à população.

Ocké acrescentou que o processo de recuperação das unidades do setor faz parte da atual política de reorganização da rede municipal de saúde. Na unidade do Nelson Costa, atualmente, funcionam dois programas de saúde da família (PSFs) e o posto de atenção básica. Após a obra na unidade, retornarão para o local apenas as equipes dos PSFs. O posto de saúde funcionará em outro imóvel. De acordo com o secretário, após a reforma do posto será possível ampliar os atendimentos e criar condições ideais para a implantação de novos programas. “E essa parceria com a Uesc é fundamental para agilizarmos essas ações”, ressaltou.

 

Secretaria de Comunicação Social – Secom