A associação de prestadores de serviço em saúde da cidade de Itabuna, vem através deste documento manifestar a insatisfação de todos com a posse do novo secretário de saúde Erick Etingger. Após sua entrada, o mesmo está tratando as clínicas, laboratórios e outros com desrespeito, primeiramente agraciou alguns com o pagamento do mês de MAIO e os demais o repasse só aconteceu na última semana do mês de JULHO, depois de várias reuniões e ameaças por parte dos prestadores, inclusive reunião com o prefeito VANE que garantiu o pagamento imediato (fato que não aconteceu). Gostariamos de esclarecer a comunidade que todos os prestadores estão de portas abertas prontos a atender a população com dignidade e respeito, coisa que não acontece nos serviços prestados pelo município, onde podemos verificar ineficácia nos postos de saúde, falta de marcação de consultas e exames, postos deteriorados (alagados e com mofo), locais onde pessoas que deveriam ser tratadas estão expostas a condições sub-humanas com risco de adquirir outras patologias provenientes do recinto mal cuidado. Em relação ao pagamento de MAIO e JUNHO, muito se discutiu com o novo secretário, mas ele afirmou em alto e bom tom (provas) que não tinha dinheiro para pagar aos prestadores e que meteram a mão no dinheiro, pois a verba é insuficiente, sendo que o secretário anterior pagava a todos.

Conforme, site no fundo municipal de saúde (http://www.fns.saude.gov.br/indexExterno.jsf) o dinheiro de MAIO, JUNHO e JULHO já foi repassado para prefeitura e não entendemos o que aconteceu com tanto dinheiro, pois as clínicas e laboratórios estão mendigando o repasse. Para onde foi tanto dinheiro? Segundo o secretário para o Hospital de Base, para o Cemepi, sim e o resto do dinheiro? Porque não pagou os prestadores que estão atendendo a população, evitando um caos na saúde de Itabuna que se encontra na UTI. Nós estamos trabalhando sem contrato, apenas com aditivos e o que estamos vendo agora é um tratamento injusto para conosco, estamos sendo humilhados, sendo chamados de mendigos e com ameaças de diminuição de teto e outros. Tocando no assunto de diminuição de teto, conforme secretário mencionou em reunião, a saúde de Itabuna que já não está boa, vai piorar de uma vez e o que vai acabar acontecendo é o paciente chegar em determinada data do mês e não encontrar mais serviços disponíveis, já pensou alguém chegar com a perna quebrada e a clinica se recusar a atender por falta de cotas?

A associação dos prestadores de saúde está tomando as devidas providências para que as ações desastrosas do novo secretário não prejudiquem a população tão sofrida, a verba sempre foi suficiente para atender nossa comunidade porque agora não dá? A plena foi devolvida para aliviar o sofrimento do povo e não para ser desviada para interesses pessoais ou desvios. Cadê o relacionamento do prefeito VANE com o governador e presidente, para conseguir mais verba para Itabuna, afinal o que nos pregam nas eleições é votar no conjunto para fortalecer nossa região, fortalecer desta forma que estamos vendo? Ou nosso prefeito não tem moral nenhuma?

O que sabemos nos quatro cantos da cidade é que o secretário não gosta de pobre e de gente humilde e para que está num cargo desse? Será que é interesse político? Gostariamos que o secretário fosse ao ar ou rádio explicar a população suas palavras “METERAM A MÃO NO DINHEIRO”, quem meteu a mão no dinheiro? Prefeito VANE, cuidado, a chapa vai esquentar cuidado para não sobrar para seu lado.

OBS: NÃO POSSO ME IDENTIFICAR PARA NÃO SOFRER REPRESÁRIAS OU PERSEGUIÇÃO. MAIS SE FOREM NAS CLÍNICAS E LABORATORIOS TUDO SERÁ CONFIRMADO. VALE RESSALTAR QUE TODAS AS REUNIÕES FORAM GRAVADAS POR VÁRIOS PRESTADORES. NÃO ADIANTA O SECRETÁRIO DIZER QUE NÃO FALOU NADA.