O evento integra a Semana Jorge Amado de Cultura e Arte, que se estende até sábado, dia 9 de agosto, com diversas manifestações artísticas.

A Semana Jorge Amado de Cultura e Arte, que homenageia o aniversário de nascimento de um dos escritores mais populares do país, prossegue nesta quinta-feira, dia 7, a partir das 19 horas, com a abertura do Seminário “Literatura, Sons e Sabores”. Realizado na Academia de Letras de Ilhéus, o encontro será aberto pela palestra “Africanias na Obra de Jorge Amado”, proferida pela escritora e professora Yeda Pessoa.

O evento terá continuidade na sexta-feira (8), nos mesmo horário, com a participação do professor Marielson Carvalho. No sábado (9), às 16 horas, haverá um debate sobre “Literatura e Chocolate”, conduzido pela escritora mexicana Laura Esquivel, autora do romance “Como água para chocolate”, adaptado para o cinema em 1993. A obra conta a história de Tita de La Garza, e cuja ação decorre no princípio do século XX, no Norte do México, à beira da revolução.

Para valorizar o talento e a criatividade, também serão abertas na quinta-feira (7), a partir das 9 horas, as oficinas orientadas pelo artesão ilheense e especialista na arte com papel, Joferson Oliveira. Previstas para acontecer na própria sede da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), no centro da cidade, as oficinas prosseguirão até o próximo sábado, dia 9.

Aberta nesta terça-feira, dia 5, na Casa de Cultura, a Exposição 50 Anos de Gabriela é outro destaque da Semana Jorge Amado. Resultado de parceria da Secult de Ilhéus com a Fundação Casa de Jorge Amado, o trabalho reúne 11 painéis que exibem capas de livros, fotos de cenários de obras do escritor e ilustrações de personagens, entre outros. A exposição ficará aberta à visitação pública até o mês de setembro, de segunda à sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas, e nos dias de sábado, das 9 às 12 horas.

Por fim, a Semana Jorge Amado também vem sendo enriquecida pelo Sarau do Amado, iniciativa que privilegia diversas manifestações artísticas. A programação, que ocorre na Praça Pedro Matos (em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus), contempla para esta quinta-feira (7) as apresentações do grupo de Capoeira Arte Malê, do Mestre Monteiro, às 17h30; da atriz, cordelista e ativista cultural Janete Lainha, às 18 horas; e da cantora ilheense Márcia Alencar, às 18h30. A programação do sarau termina nesta sexta-feira (8), com a participação do grupo de Capoeira Liberdade, do Mestre Gordo, às 17h30, seguida da peça teatral Auto do Boi da Cara Preta, do Teatro Popular de Ilhéus, às 18 horas, e show do Samba de Treita, às 19 horas.

Abertura – Também na terça-feira, na abertura oficial da Semana Jorge Amado de Cultura e Arte, além da estreia da Exposição 50 Anos de Gabriela, a programação incluiu a apresentação da Fanfarra Guerreiros da Bahia, na Praça J. J. Seabra, a partir das 18h30. Já na Praça Pedro Mattos teve início o Sarau do Amado, com apresentações dos grupos de Dança Batuke Gege, às 19h30, Capoeira Negra Raiz (Mestre Rafael),  às 19 horas, e show da cantora ilheense Amanda Andrade, às 20 horas.

Jorge Amado – Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, distrito de Ferradas, município de Itabuna, Sul da Bahia. Filho do cacauicultor João Amado de Faria e de dona Eulália Leal Amado, Jorge passou a infância e parte da adolescência em Ilhéus. A obra literária de Jorge conheceu inúmeras adaptações para o cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil.

Seus livros foram traduzidos em 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de áudio-livro. Considerado pelo público e pela crítica especializada como um dos mais populares do país, o escritor faleceu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001.

 —

Secretaria de Comunicação Social – Secom