Caro Rabat,

SERVIR é o verbo que rege, ou pelos menos deveria reger, o labor dos prestadores de serviços públicos. Servir com consciência das possibilidades e limitações das funções que desempenha como forma de se manter íntegro perante a sociedade. Servir com conhecimento e profissionalismo no intuito de superar e encontrar a melhor solução para os problemas e adversidades surgidos no trato burocrático de questões diversas. Servir, enfim, com boa vontade e respeito ao cidadão porque ele, afinal, é quem custeia o Estado através dos impostos que paga.

Pois bem, todas essas virtudes condicionadas ao verbo servir encontrei entre todos os funcionários do posto do Detran, no SAC do centro de Ilhéus. A começar pelo bom-dia ou boa-tarde que lhe respondem em uníssono ao adentrar no recinto e os saudar com urbanismo. Depois, pelas informações detalhadas que dão a qualquer pergunta sobre as leis de trânsito, assim como pela seriedade com que conduzem seu trabalho. À frente da afinação da equipe, destaca-se o fino trato do seu coordenador, Luis Silveira, que com extremas agilidade e eficiência resolveu em menos de uma semana um entrave de renovação da minha carteira de motorista, que se arrastava há seis meses no Detran de Vitória da Conquista.

Portanto, aqui publicamente ressalto as qualidades dos servidores do posto do Detran no SAC de Ilhéus, ao mesmo tempo em que agradeço ao coordenador Luís Silveira pela educação a mim dirigida nesses dias de agosto de 2014, em que nos conhecemos e passamos a nos tratar como cidadãos cordiais.

Atenciosamente,

Dirceu Góes – Ilheense, jornalista e professor do Curso de Comunicação da Uesb.