por Jose Everaldo Adrade Souza*

Ir.’. Everaldo.

O maçom não deve e não pode se deixar levar pela paixão, seja qual for a situação em que se encontre: apresentando, defendendo ou criticando uma idéia, julgando uma obra, elogiando um trabalho ou censurando uma atitude.

O maçom, como adepto da perfeição que busca atingir, deve ser tranquilo, prudente, coerente e acima de tudo, um analista consciente.

O maçom não pode pender, nem para o elogio exagerado ou gratuito, nem para a crítica sistemática ou mordaz, e muito menos oscilar entre as duas posições.

Cabe ao maçom, como garimpeiro da sabedoria, catador incessante das gemas preciosas do saber, do compreender e do sentir, “ver” o que lhe é oferecido. Examinar, estudar, analisar, e, longe de aplaudir excessivamente ou criticar severamente, alertar para o bem ou para o mal que poderá advir de  tal ou qual objeto analisado.

Entendemos que o maçom antes de criticar deve, isto sim, apontar os inconvenientes ou males que poderão acontecer, bem como, evitando elogios entusiásticos, mostrar as virtudes ou os bens que possivelmente resultarão.

Temos visto muitos Irmãos abandonarem a Ordem: uns, porque suas idéias não sendo muitas vezes bem compreendidas, foram criticadas, deixando-os magoados (o que também não poderia acontecer ), outros, exagerando a defesa ou o ataque, acabaram confundindo o homem com a idéia e indispondo-se com os demais. E tudo por que? Porque o maçom se deixou dominar pelo arrebatamento, pela paixão.

O ideal será o exame sereno e racional e a opinião resultante, sempre que possível esclarecedora, harmonizando a idéia com a realidade, baseada, principalmente, no respeito que tudo e todos merecem.

Sabemos que vencer a paixão é difícil. É uma dura luta, mas, convenhamos, merece ser lutada, a fim de que a harmonia reine, e fundamente o nosso progresso individual e coletivo.

*JOSÉ EVERALDO ANDRADE SOUZA

MESTRE MAÇOM DA LOJA ELIAS OCKÉ

ORIENTE DE ILHÉUS

 

REF. BIBLIOGÁFICA

Fontenelle, Gutemberg.

Maçonaria Religião dos sábios: Orientação e ensinamentos – 3. ed.

Rio de Janeiro: Record – Heizzal, 2007.