Fonoaudióloga Ana Caroline de Araújo

Fonoaudióloga Ana Caroline de Araújo

O Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, é referência na assistência materno-infantil: oferece atendimento humanizado, ambiente climatizado, infraestrutura adequada e profissionais qualificados. Para os recém-nascidos, por exemplo, são vários os exames e serviços disponibilizados visando a saúde e bem estar dos pequeninos, durante o período de internamento após o parto.

Não só o Teste da Orelhinha, mas também o Teste do Coraçãozinho, além do Leito Canguru e a emissão de Registro Civil são disponibilizados gratuitamente pelo HMN. “Os exames, por exemplo, são simples e rápidos, mas essenciais para a saúde dos bebês”, frisa a diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Drª Fabiane Chávez.

Quando se pensa no Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal, por exemplo, é realizado em todos os bebês que nascem no Hospital, através de parceria com o Centro de Saúde Auditiva de Itabuna (Cesai). “É um teste indolor, que é feito com o bebê dormindo, em sono natural. Consiste na colocação de um fone na orelha do bebê, que estará acoplado a um computador que emitirá sons de fraca intensidade”, explica a fonoaudióloga Ana Caroline de Araújo.

 E completa: “Esta sonda capta os sons que a orelha interna do bebê produz e com isso podemos detectar precocemente a perda auditiva”. Ana Caroline, que é especialista em Audiologia, ressalta que caso seja detectada alguma anormalidade, recomenda-se um teste aprofundado em um Centro Especializado. “Quanto mais precoce for detectada a perda auditiva, melhor será, pois a audição influencia diretamente no desenvolvimento social, emocional e de linguagem da criança”.