WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


setembro 2014
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








PRAÇA CASTRO ALVES / Também conhecida como Praça da Irene

É um dos locais mais tradicionais da nossa cidade, com uma localização privilegiada na gloriosa Avenida Soares Lopes e tendo como referência maior o nome do grande poeta baiano Castro Alves.

Como a nossa amiga Irene ali começou a sua vida com um simples tabuleiro, vendendo acarajé, abará e o tradicional bolinho de estudante, em sua falta nesta terra os seus amigos resolveram batizar a praça com o aprazível e sugestivo nome de Praça da Irene, também uma homenagem merecida a esta mulher que foi uma guerreira.

Até aí tudo bem e todos vivem em paz e em plena alegria.

Só que a praça tornou-se um ponto fast food e o pessoal realmente marca presença e o movimento aumenta a cada dia.

Com a proximidade da chegada da temporada de verão, aí a coisa pega pra valer, com os visitantes, o projeto dos nossos artistas Itassucy e Edu e a pracinha se torna um grande ponto de encontro.

Desde o ano passado que venho alertando os seus comerciantes e o poder público da necessidade de se instalar no local banheiros químicos, para evitar que o muro do prédio General Osório e as portas dos moradores se transformem em mijódromo a céu aberto.

Fica aqui mais um aviso, inclusive hoje pela manhã conversei com o Senhor Eduardo, antigo comerciante da área, sobre a situação do mijódromo.

Portanto, é um assunto para ser analisado pela prefeitura, a secretaria de turismo e a vigilância sanitária, quando pode até surgir uma outra alternativa.

É uma pena que os componentes do famoso grupo do senadinho não fazem nada pela praça, e ali tem pessoas que trabalham na prefeitura e são ligadas politicamente ao nosso alcaide.

Fiz minha parte. Agora é só deliciar a acarajé da Irene e morder uma gelada. Tchau.

ZÉCARLOS JUNIOR

5 respostas para “PRAÇA CASTRO ALVES / Também conhecida como Praça da Irene”

  • Romilson A. Santos says:

    É prezado Zé Carlos, e a praça deixou de ser praça, a menos que passemos a chamá-la de ” Praça de Alimentação “. Prefiro chamá-la pelo seu verdadeiro nome; ” Praça Castro Alves “. Nada contra a finada D. Irene. Mas o fato é que alí deixou de ser um espaço relativo ao que se destina. Apesar dos jardins estarem um pouco preservados, mas aquele local há muito tornou-se um lugar que não mais se destina aos pedestres. Agora está tomado por mesas, cadeiras, , carrinhos de diversos tipos de produtos, etc…….. Já não vemos mais os nossos velhinhos alí sentados nos fins de tarde, proseando com seus amigos ou simplesmente apreciando a paisagem já tomada por edificações que proibem o quê de mais belo vislumbrávamos, a praia da Av. Soares Lopes. E assim vamos vivendo.

  • Zécarlos Junior says:

    Caro Senhor Romilson,

    O senhor está coberto de razão, realmente a praça perdeu as suas características e se tornou uma praça de alimentação.

    Uma vez ou outra passo por lá.

    Mas o cenário hoje é este e está difícil mudar, são novos tempos.

    A única praça que ainda temos na cidade é a Praça Rui Barbosa, que se encontra em bom estado, as demais estão sofrendo o descaso do poder público.

    OBRIGADO pela atenção.

    ZÉCARLOS JUNIOR

  • arnaldo gonçalves pereira says:

    Amigo Zé Carlos, voçê citou o Senadinho, hoje não existe nenhuma pessoa do senadinho que é ligado ao governo atual, é puro engano, realmente a praça está merecendo maior atenção já que é um ponto de encontro do povo de Ilhéus, e turistas que vão se deliciar do acarajé da Irene, hoje fornecido pelos seus filhos, seria interessante que algum empresário adotasse esta praça é uma boa pedida, mas uma empresa de respeito e não uma CIDADELLE que adotou a praça do pontal e está passos de cagádo, vixe Deus me livre CIDADELLE não por favor.

  • Faz tempo que não vou à praça… Não seria mais fácil responsabilizar os profissionais e empresas que exploram a praça por taxa e/ou multa de dano ambiental, como é feito na França? Uma multa que seja bem mais salgada do que a instalação de banheiros e serviço particular de limpeza acho que serviria o propósito.

  • Eleonora says:

    Vei , o povo aqui sabe fazer um assunto de qualidade! Tava navegando na net por novidades na feira do SEBRAE e acabei deitando e experimento um colch

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia