MAMAO Rotary Club de Ilhéus Jorge Amado em parceria com a Clínica AMO e a Associação de Apoio aos Pacientes Portadores de Câncer (AAPC), vão promover o dia do Outubro Rosa na Casa de Apoio Dom Eduardo, neste sábado, dia 11, das 8h às 12h. Com os objetivos de apresentar à comunidade o projeto da Casa de Apoio Dom Eduardo, o evento também representa um Rotary Day para a conscientização das pessoas sobre a doença do câncer.

De acordo com o rotariano e empresário da Clínica AMO, Armando Brum, “será um evento aberto ao público em que estima-se uma média de 100 pessoas, onde serão oferecidas avaliações médicas gratuitas de mastologia e oftalmo, palestras de conscientização, dicas de saúde, cortes de cabelo e oficina de fuxico e bijuterias”. Na ocasião, o RC Ilhéus Jorge Amado oferecerá um coffee break para recepção dos presentes, assim como fará a divulgação do III Passeio Ciclístico, projeto que segue o escopo de trabalho do Rotary Internacional, com base na prevenção e tratamento de doenças.

A Presidente do Club de Ilhéus Jorge Amado, Maria Rosa Oliveira, destaca a importância deste Day Rotary, sobretudo em ajudar a Casa de Apoio Dom Eduardo. “É fundamental que a sociedade organizada promova esses tipos de ações de ajuda e prevenção do câncer. No próximo dia 19, vamos promover o III Passeio Ciclístico para arrecadar mais recursos para a Casa de Apoio Dom Eduardo e a Creche Renascer. Todos estão convidados a se juntar nesta onda de solidariedade”, destacou.

Com o lema “o câncer não é contagioso, mas a solidariedade é”, a Casa de Apoio Dom Eduardo é organizada pela Associação de Apoio aos Pacientes Portadores de Câncer (AAPC), fundada em 2002. A voluntária Teresa Carolina informa que mais de 500 pessoas, em média, entre pacientes e acompanhantes, são acolhidos por ano pela entidade, através de prestações voluntárias.

A maioria dos casos recorrentes de pessoas com câncer na Casa de Apoio Dom Eduardo é de câncer de mama, câncer de ovário e câncer de próstata. Com 10 leitos, a casa oferece aos pacientes cestas básicas, cinco refeições diárias e também ajuda uma criança paciente no pagamento mensal de despesas escolares.