Por JUVENTINO RIBEIRO 

Juventino Ribeiro

Para completa justiça no julgamento dos ladrões das licitações, do mensalão, da Petrobrás e de tantos divulgados com menos estardalhaço, na aplicação das penas os julgadores deveriam se inspirar num trecho do longo sermão proferido pelo Padre Antônio Vieira, na Capela Real de Lisboa, em 1650.

Vieira cita um trecho bíblico no qual Jesus, rumava para Jerusalém e, em sua passagem por Jericó, encontrara-se com Zaqueu, um voraz publicano (cobrador de tributos do Império Romano). Considerado traidor, era odiado pelos compatriotas. Era de pequena estatura, dono de grande fortuna, amealhada por meios ilícitos.

A multidão que acompanhava Jesus ficou furiosa pela visita a Zaqueu, mas a atitude do Mestre o comoveu e o fizera seguidor de seus ensinamentos. Em exame escrupuloso de consciência sobre o que houvera roubado, Zaqueu fizera estas contas:

“Se eu não roubara a Fulano, tivera ele seu dinheiro; se o tivera, não perdera o que perdeu, adquirira o que não adquiriu, não padecera o que padeceu. Ah sim! Pois para que a minha satisfação seja igual à minha culpa, dê-se a cada um quatro vezes tanto como lhe eu houver defraudado. Com a primeira parte se pagará o que lhe tomei; com a segunda, o que perdeu; com a terceira, o que não adquiriu e, com a quarta, o que padeceu”.

(Continua o sermão de Padre Vieira) “Aqui reparo: as leis da justa restituição mandam que se pague o alheio em tanta quantidade como se tomou. Pois porque quer Zaqueu que da sua riqueza se paguem e se acrescentem três tantos mais: Et si quid aliquem defraudavi reddo quadruplum? Se para a restituição basta uma parte, as outras três a que fim se dão? Eu o direi: dá-se uma parte para satisfação do pecado, as outras três para satisfação das consequências. Hodie salus huic domui facta est. (hoje se pôs em estado de salvação esta casa)”.

Se fosse aplicada esse tipo de pena aos infratores, a justiça beiraria a perfeição. Os investidores que perderam com os desmandos na Petrobrás estariam de bem com a vida e os contribuintes aliviados pela devolução quádrupla ao Tesouro.

Repetindo o final do artigo anterior: pelo local onde foi proferido o sermão, perante o rei de Portugal e sua corte, pela época em que foi proferido, Padre Vieira merece minha admiração. Continuo achando que ele tinha três culhões.