Mutirão de cadastramento acontece no centro de Ilhéus. Pessoas de 18 a 54 anos podem doar 5 ml de sangue para o cadastro nacional de doadores de medula.

FOTOS BY ALFREDO FILHO

FOTOS BY ALFREDO FILHO

Começou nesta sexta-feira, 6, e vai até o próximo domingo, 8, o mutirão de coleta de sangue para cadastramento de possíveis doadores de medula óssea. O trabalho acontece no salão de festas do Palacete Misael Tavares, na Praça Rui Barbosa, Centro, sempre das 7 às 18 horas. O cadastramento é uma parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde, e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).

Pessoas com idade entre 18 e 54 anos podem doar. Basta ir até o local, preencher um formulário e ceder 5 ml de sangue para análise de compatibilidade. Essa doação representa a esperança de uma nova vida para pacientes que aguardam o transplante de medula óssea e enquanto isso não acontece, precisam utilizar medicamentos, quimioterapia, imunoterapia ou radioterapia.

Esse é apenas o primeiro passo. Caso haja compatibilidade entre doador e o paciente com leucemia, por exemplo, o voluntário é convidado a confirmar a doação e fazer novos exames para avaliar sua situação de saúde. De acordo com o secretário de Saúde Antônio Ocké, “é muito importante que a pessoa em boas condições físicas e na idade adequada colabore com esta campanha, vital para aqueles que necessitam”.

Medula óssea – A medula óssea é um tecido gelatinoso encontrado no interior dos ossos. Ela é responsável pela fabricação das células sanguíneas (hematopoese). Conhecida popularmente como “tutano”, a medula é formada por uma grande quantidade de ‘células-mãe’, que exercem a função de originar todas as células sanguíneas.  As células-mãe sofrem autorrenovação ou se diferenciam e passam por diversos estágios de amadurecimento, antes de migrarem para o sangue.