O Mutirão do Diabético começou em 2004,  através de uma experiência que vivenciei no Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, no Mutirão do Olho Diabético, que participei por quase 5 anos. Iniciamos com mutirão do olho diabético e evoluímos para um Mutirão Multidisciplinar com apoio e participação importante de toda a comunidade. Em 2015 realizaremos a 11a edição do Mutirão do Diabético de Itabuna, que acontecerá dia 21 de Novembro, com a realização de um grande movimento de solidariedade com a participação em massa de toda a sociedade local e seus representantes. Este ano será especial pois estamos comemorando os 30 anos da ASDITA (Associação dos Diabéticos de Itabuna).

O projeto é destinado a pessoas com diagnóstico de Diabetes visando atingir principalmente áreas carentes, com o objetivo de prevenir as complicações causadas pelo diabetes (cegueira, amputação, insuficiência renal, entre outras). Através de grande campanha de mobilização social e informação com múltiplos serviços multidisciplinares, realização de procedimentos médicos especializados, como avaliação do fundo do olho, do pé diabético, avaliação renal e da pressão arterial, e nos casos graves tratamento da retina com laser.

O Projeto visa proporcionar ORIENTAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E ATENDIMENTO MÉDICO ESPECIALIZADO GRATUITO para as principais complicações associadas ao Diabetes com intuito de diminuir sua morbimortalidade e melhora a qualidade de vida dos pacientes diabéticos.

Mais de 20 mil pacientes diabéticos já foram examinados nestes 10 anos de campanha. Estamos programando atender na parte médica cerca de 2.500 pacientes em exames de mapeamento de retina sob dilatação pupilar e exame de triagem do pé diabético, e o tratamento com fotocoagulação associado ao exame do rim para detecção da nefropatia diabética para os pacientes com retinopatia diabética grave e /ou maculopatia diabética, com uma previsão de realizá-los em cerca 300.

Trabalhamos por edição com aproximadamente 800 voluntários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, farmacêuticos, jornalistas, odontologistas, advogados, fisioterapeutas, entre outros, com mais de 300 estudantes destas áreas  principalmente medicina e enfermagem. Mais 50 médicos entre oftalmologistas, angiologista, nefrologistas, endocrinologistas, cardiologistas, clínicos, entre outros participam anualmente, além de 10a 12 especialistas em retina, com experiência em Mutirões de detecção retinopatia diabética, que veem de várias partes do País.

Na frente do Hospital de Olhos Beira Rio, em uma praça pública, onde montaremos uma grande estrutura com mais de 20 estandes, tudo enfeitado ludicamente com mais de 10 mil bolas azuis (cor oficial da campanha de combate ao Diabetes), que chamamos “Cidade do Diabetes”, onde será montada uma grande Feira de Saúde do Diabético, com vários serviços importantes para a vida do diabético e seu familiares.  Nesta parte educativa e de serviços,  teremos estandes de nutrição, psicologia (adesão ao tratamento), odontologia, oficina do pé diabético, como monitorar o diabetes, desmistificando a insulina, atividade física, fisioterapia, medida da pressão arterial, medida de glicemia (5 mil exames), estande dos direitos do diabéticos (OAB,INSS, Defensoria Pública), entre outros.

Realizaremos um grande Ato Público do Dia Mundial do Diabetes com a participação de autoridades do poder público, do terceiro setor, da sociedade organizada e sociedades médicas.

O apoio que temos para fazer acontecer é amplo e de suma importância com o envolvimento de múltiplas áreas da sociedade civil organizada, com LIONS, ROTARY, Maçonarias, Ordem Demolay, parceiro privados como a NOVARTIS, Bahiagás, óticas Carol, UNIMED Itabuna, entre outras. O apoio da Prefeitura Municipal e da nossa Secretaria de Saúde, das sociedades médicas e entidades como o CBO e a FENAD.

Será realizado pelo 5o ano consecutivo um programa de televisão ao vivo pela TV Record Bahia, com transmissão para boa parte da Bahia, o “Balanço Geral no Mutirão do Diabético” programa de grande audiência todo voltado para o combate ao Diabetes, com várias matérias e entrevistas com especialistas e representantes importantes nesta luta contra o diabetes e com a participação de artistas locais e até nacionais.

Uma outra que batemos todos os recordes de solidariedade, é  a Campanha da Luz Azul onde somos proporcionalmente falando uma das cidades mais iluminadas com a “Luz Azul” do Brasil, com vários maços da cidade iluminados, assim como pontes, avenidas, igrejas, praças, hospitais, torres, prédios. É sem dúvida uma das partes meus emocionante que realizamos com a ajuda de toda sociedade. A iluminação é iniciada a partir do dia primeiro de novembro abrindo o “Novembro Azul”, e o mais emocionante é quando vemos as casas mais simples em bairros mais pobres com sua lâmpada azul nas suas varandas.

No dia 14 de Novembro (1 semana antes do Mutirão e Dia Mundial do Diabetes) realizaremos a “3a PEDALADA AZUL“, uma grande volta ciclística que ocorrerá ao mesmo tempo uma na cidade de Itabuna, e outra na cidade de Ilhéus, com a previsão de aproximadamente  600 ciclistas em cada uma das pedaladas, com todos os ciclistas vestidos com camisa azul.

Portanto esperamos que outras campanhas sejam realizadas por todo Brasil.

Com isto há dois anos montamos um Kit Campanha em uma parceria entre a Sociedade Norte Nordeste e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Todos os oftalmologistas que se interessarem em entrar nesta luta contra o diabetes e precisar de algum suporte de um modelo para realização de campanhas contra o diabetes, pode clicar no link http://www.cbo.com.br/dia-mundial-diabetes . 

Esta luta contra o Diabetes é de todos nós, pois temos que ocupar cada vez mais espaço no combate à cegueira do Diabetes no Brasil,  pois juntos,  seremos agentes importantes na luta pela vida dessas pessoas.

Site oficial: www.mutiraododiabetico.com.br

Filmes oficiais:

  https://youtu.be/pAYtcDkxza0

  https://youtu.be/ycc5lofgK4M