A União Internacional de Triathlon (ITU) e a Confederação Brasileira de Triathlon (CBtri) convocaram  o professor Alberto Kruschewsky, juntamente com Rory Wesley e Daniel Mazzutti, alunos do curso de Educação Física, Neto Madureira  aluno do curso de Enfermagem e Claudio Rosa, graduado em Educação Física na Universidade, para compor a Equipe de Arbitragem dos Mundiais de Triathon e Paratriatlon . Todos,professor e estudantes são árbitros da Associação dos Triatletas do Sul da Bahia (Astrisul) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

UESC_ÁRBITROS

UESC_ÁRBITROS

Os eventos serão realizados neste final de semana na cidade do Rio de Janeiro. Desde o inicio da semana os cinco participam de um curso no Hotel Rio Othon Palace em Copacabana, que formará árbitros com status para atuarem em grandes eventos como a Olimpíada.

Para o professor Alberto Kruschewsky a cidade de Ilhéus e a Universidade Estadual de Santa Cruz vão estar representadas nos eventos-teste do Triathlon e Paratriathlon no Rio de janeiro graças ao apoio dispensado pela instituição. Ele lembra  que  tudo  começou com a vinda a Ilhéus do árbitro e facilitador da União Internacional de Triathlon (ITU) e Confederação Brasileira de Triathlon (CBtri), Roberto Menescau  para  ministrar na UESC, em 2012,o curso de Árbitro Internacional.

“A Universidade, além de sediar o curso apoiou, por meio de sua Reitoria, através do Departamento de Ciências da Saúde e do Colegiado de Educação Física, realizando parceria com a CBtri possibilitando as viagens dos alunos para arbitragem em provas internacionais da entidade. A participação nas competições, realizadas em outros estados, era condição necessária à complementação da certificação,” conta Alberto Kruschwsky.

O professor destaca a iniciativa do Colegiado do Curso de Letras em aderiu à iniciativa, disponibilizando, para os árbitros, curso de inglês voltado para os eventos, com o material  didático fornecido pela ACE Associates. Por fim a Associação dos Triatletas do Sul da Bahia (Astrisul), criada recentemente, realizou os simulados de triathlon, construindo o ambiente necessário ao treinamento adequado para atuação na modalidade.”

O evento-teste de Paratriatlon será realizado no bairro carioca de Copacabana, neste sábado (1º de agosto), que conta pontos para o ranking classificatório para os Jogos Rio 2016 e reúne 60 atletas de 15 países. No domingo, dia 2, ocorre a seletiva de Triathon Olímpico, com 125 atletas de 25 países. Os três primeiros das disputas masculina e feminina garantem vaga nos Jogos de 2016.