Por Hans  Schaeppi

Hans Schaeppi

CENTRO DE CONVENÇÕES DE ILHÉUS

      O Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Apesar de estar necessitando de melhoras, apresenta uma pauta relativamente boa para este mês de agosto e também para setembro. A maioria dos eventos é de formaturas, começou no sábado, 01/08 com a Formatura de Psicologia da FTC-2015-1, reunindo um público de cerca de 1.200 pessoas, entre formandos, familiares e amigos.. Estão previstas ainda para este mês, mais seis formaturas, um seminário, um congresso e uma recepção de casamento.

Nada mal, mas a maioria é de eventos locais ou regionais, movimentando pouco o turismo que todos gostaríamos: o de visitantes de fora. Com o Centro de Convenções da Bahia desativado em Salvador, a hora é de promover, promover, e promover nos polos emissores, o nosso Centro de Convenções. É hora também de exigir da Bahiatursa, melhorias necessárias ao bom funcionamento do Centro.

VISITA AO CENTRO

     Está agendada para esta semana, dia 5, uma visita ao Centro de Convenções, pelos representantes de entidades representativas do turismo e do comércio de Ilhéus (Citur, Atil, Convention Bureau, Associação Comercial, CDL, Sindicomércio e outras), para conhecerem os problemas do Centro de Convenções, avaliarem, e começarem a lutar junto à Secretaria Estadual de Turismo (Nelson Pellegrino), à  Bahiatursa (Diogo Medrado); e o próprio Governador do Estado (Rui Costa), para que sejam feitas, com urgência, os necessários melhoramentos.

MÊS DOS PAIS E DE JORGE

     O Chocolate Caseiro Ilhéus já começou e prossegue durante todo o mês de agosto, sua promoção em homenagem ao mês dos pais e do aniversário do nosso escritor maior, Jorge Amado, que no próximo dia 10 completaria 103 anos. Segundo Jorge “Foi aqui na Praça do Vesúvio, onde tudo começou; não foi em outro lugar…”. A promoção do Chocolate Caseiro consiste em descontos especiais em sua linha de corações e na linha Nacib, ligada aos personagens de Jorge Amado. Além dessas linhas, também estarão em promoção os tradicionais licores de chocolates para comemoração da data.

OPORTUNIDADES NA FLORESTA

     Aconteceu na semana passada no Centro de Convenções de Ilhéus a Jornada Oportunidades de Negócios na Floresta, evento  realizado pelo Sebrae, Instituto Arapyaú e Instituto Cabruca, tendo como objetivo  propiciar aos micro e pequenos empresários de Turismo, Agronegócios, Cacau e Chocolate e Economia Criativa e estudantes, o conhecimento e captação de oportunidade de negócios. O evento  contou com palestras focadas no agronegócio associado ao Turismo; mesa redonda, e aula prática de Turismo de Experiência. Uma Feira com estandes com produtos da economia criativa de alguns bairros e municípios, animaram  a Jornada.

AEROPORTO DE ILHÉUS

     O nosso Aeroporto de Ilhéus Jorge Amado foi mal aquinhoado na distribuição da verba de R$ 800 milhões que beneficiarão 20 aeroportos.  Somente o Terminal de Cargas do aeroporto deverá receber um “incremento”, segundo o secretário Marcuis Cavalcante, da Infraestrutura. Todos sabemos, que nosso aeroporto necessita de muito mais, como a ampliação de Terminal de Passageiros, áreas de embarque e de desembarque, etc. Lamentável!

CAMPEONATO DE SURF

     Canavieiras promove no próximo domingo, dia 9, a partir das 9 horas, o “Canes Storm Inverno 2015”, que acontecerá na Praia da Costa, bairro de Atalaia, em frente à Cabana Coqueiral. O evento contará com a participação de atletas de Canavieiras e de outros municípios , cujos vencedores farão jus a prêmios, personalizados, 2 pranchas de surf , troféus  e  medalhas. Para animar o público  presente, haverá shows das bandas Radiokane e Retrospecto, além de Voz e violão com Allan Mota. As imagens do Campeonato serão exibidas para o público em um telão no local. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Canavieiras através a Secretaria de Esportes e Turismo.