Este sábado (29) ficou marcado na memória dos ilheenses, pois foi comemorado os 100 anos da paróquia São João Batista, Padroeiro do Bairro Pontal, de Ilhéus, Zonal Centro Sul nesta Diocese. Durante meses, a Festa do Jubileu foi programada com muito carinho, amor e dedicação pela comissão organizadora da paróquia.

São João Batista _ Pontal_ Centenário

São João Batista _ Pontal_ Centenário


Durante vários dias houve orações, Celebrações Eucarísticas com Padres e Bispos da nossa Diocese e de Dioceses convidadas; músicas com Grupos e Cantores Locais e Convidados, Benção das 1000 Casas, e do Santíssimo Sacramento e shows. A Praça ficou completamente lotada com as presenças de Religiosos/as de várias Paróquias das Dioceses de Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, e das Arquidioceses de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e das paróquias auxiliadoras do Rio Grande do Sul. Segundo a organização, chegou a um número de 4.000 pessoas

A Celebração Eucarística teve início às 19h30min foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mauro Montagnoli e concelebrada pelos Padres: Genário da Paróquia Senhora Santana de Gongogi; Celso da Paróquia Santa Rita de Cássia na Conquista em Ilhéus; João Oiticica da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe no Alto da Boa Vista em Ilhéus; Ivan Colaborador da Paróquia São João Batista no Pontal; Elizeu da Paróquia Nossa Senhora da Escada em Olivença; Valdir Gonçalves da Paróquia Santíssima Trindade em Ilhéus; Padre Nilton da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Almadina; Jarmil e Laudelino da Paróquia São Francisco na Barreira em Ilhéus; Lourival da Paróquia Nossa Senhora da Conceição no Banco da Vitória em Ilhéus; Marcos Matos da Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Camamu; José Cristo da Capelânia São Paulo Apostolo e o Pároco da Paróquia São João Batista Padre Joelson Dias. Além deles Participaram da Celebração Festiva: o Diácono Permanente Marcos Farias, Seminaristas, Coroinhas e Ministros da Eucaristia e da Palavra.

Em sua homilia, Dom Mauro destacou a importância de sermos Missionários do Reino de Deus, assim ele se expressou: “Nós Católicos e Cristãos precisamos ser Missionários para propagar o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo aos nossos irmãos”.

Na oportunidade, o Prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, fez assinatura de um decreto de compra de um terreno no Bairro Nova Brasília para a construção da Igreja de São Pedro, pois hoje as Celebrações daquela Comunidade são realizadas onde também funciona o Centro Comentário do Bairro.

A animação da Santa Missa ficou por conta do Ministério de Música Servir e Adorar. Após a Benção final dada por sua Excelência Reverendíssima e pelos Padres presentes, a banda da Polícia Militar da Bahia fez a execução de hinos, foi servido um gigantesco e delicioso bolo de aniversário aos presentes e logo em seguida todos foram curtir com toda a animação o Show onde os fiéis cantaram e louvaram, com a banda Ebrom da Cidade de Vitória – ES, que foi uma das atrações deste Centenário.


Por Anara Passos e Valdeni Val do Site: http://www.portalcatolico.net de Itabuna.
Paulo Costa da PASCOM Diocese de Ilhéus.
Imagens: Paulo Costa e Valdeni Val