A reunião teve como objetivo criar estratégias para estimular a visita de turistas norte-americanos ao Brasil

Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayald, em conversa com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Crédito: Paulino Menezes

 Por Geraldo Gurgel

A liberação de vistos durante os jogos olímpicos e paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e o estímulo turístico aos parques nacionais do país foram os principais temas abordados entre o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves; e a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde. O encontro aconteceu nesta terça-feira (27), em Brasília, e foi acompanhado pelo vice-cônsul da embaixada, John Ballard.
A isenção de vistos durante os jogos, se aprovada, beneficia os Estados Unidos, o Canadá, o Japão e a Austrália. A medida pode ser votada no Senado ainda esta semana e segue para a sanção presidencial. Pelo texto, a portaria interministerial assinada pelos ministérios das Relações Exteriores, Justiça e Turismo, pode eximir da obrigatoriedade de vistos em caráter excepcional e unilateralmente países considerados estratégicos. O prazo experimental da medida é de quatro meses a partir de junho para estadas de até 90 dias.

Segundo a embaixadora são esperados 200 mil americanos durante a Olimpíada. Na Copa do Mundo de 2014, 90 mil americanos vieram ao Brasil. O ministro Henrique Eduardo Alves acredita que a liberação do visto possa ampliar em 20% a entrada de turistas oriundos de países onde, atualmente, há obrigatoriedade de se obter o visto em consulados brasileiros nos países de origem.

Atualmente os americanos são os turistas que mais tempo ficam no Brasil e os que mais gastam durante a viagem. No último ano, 600 mil turistas dos Estados Unidos vieram ao Brasil. No entanto, atualmente, são apenas sete consulados brasileiros aptos a atender a demanda americana por vistos nos Estados Unidos, além da embaixada, em Washington.

Liliana Ayalde disse que disponibilizará todos os canais existentes, no Brasil e nos Estados Unidos, para que os americanos tomem conhecimento das facilidades propostas pelo Brasil. “Para nós, procurar formas de facilitar o intercâmbio dos americanos viajarem ao Brasil e dos brasileiros viajarem aos Estados Unidos é uma prioridade”, afirmou.

“É uma oportunidade maravilhosa para os nossos cidadãos conhecerem mais o país. Não somente o que vai ser a experiência dos Jogos, mas também de conhecer o Brasil mais, viajar e aproveitar sua estada aqui para conhecer os mais diferentes pontos do país. Então, nesse sentido, acho que a reunião foi muito positiva”, disse Liliana.

Também foi debatido o potencial dos parques nacionais brasileiros. Os Estados Unidos, terceiro do mundo em recursos naturais, atrás de Brasil e Austrália, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, registra mais de 282 milhões de visitantes nos parques administrados pelo National Park Service, órgão federal responsável pelos parques americanos. O número é muito superior aos 7,3 milhões que representam a soma de todas as unidades de conservação do Brasil – que inclui parques, florestas, reservas biológicas e áreas de proteção.


Ministério do Turismo