Foi dada a largada para o maior evento esportivo entre equipes de Bases Comunitárias e de Segurança (BCS) da Bahia. A primeira edição do projeto “Na Base do Esporte” teve inicio neste sábado, dia 28, no ginásio de esporte do Sesi de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, com partidas de futsal feminino. A equipe do bairro de Fazenda Coutos, de Salvador, conquistou o título do torneio após vencer por 1 a 0, o time do bairro do Nordeste de Amaralina.

Ascom_Sudesb

Ascom_Sudesb

A iniciativa faz parte das ações do Programa Pacto Pela Vida, do Governo do Estado, e visa reforçar todo o trabalho social que já vem sendo feito nas Bases Comunitárias de Segurança, promovendo a integração entre as comunidades. Participaram do torneio mais de 130 atletas de dez bairros de Salvador e Região Metropolitana, onde estão inseridas a BCS.

O projeto – Na Base do Esporte –, é organizado pelas secretarias estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Segurança Pública (SSP), e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Autora do gol que deu o título para equipe de Fazenda Coutos, Jaqueline Thales de Jesus, de 18 anos, comemorou o resultado e ressaltou a importância de atividades esportivas como inclusão social. “Foi bom ajudar minha equipe e conquistar o título. Acho que a competição serviu para a gente fazer novas amizades, sem rivalidade e na paz”, disse.

Segundo a tenente da PMBA Carla Souza, comandante da Base Comunitária de Fazenda Coutos, eventos como este evidencia o trabalho da Policia Militar da Bahia nas Bases Comunitárias. “Hoje foi um dia de festa dentro da comunidade. Essas meninas se prepararam, ficaram ansiosas e se motivaram. Sentimentos como esse é o que nos uni com o espírito de uma instituição que ta tentando trazer algo diferenciado, que é justamente impactar na melhoria da qualidade de vida das pessoas desses locais. Estou muito feliz com o resultado”.

Mesmo sem chegar à final, Emiziane Suzart, de 21 anos, da equipe do Bairro da Paz, ficou satisfeita com o torneio. “Essa competição promoveu a união entre os times e isso ajudou a quebrar o clima de rivalidade entre os bairros. Não conseguimos chegar à final, mesmo assim ficamos aqui, torcendo por outras equipes e isso foi muito bom”, disse.

Futebol masculino

Neste domingo (29), no estádio de Pituaçu, equipes de 13 bairros disputarão o título do futebol masculino. Os primeiros confrontos serão entre as comunidades das bases comunitárias de Camaçari x São Caetano; Santa Cruz x Águas Claras; Vitória da Conquista x Bairro da Paz; Uruguai x Nordeste de Amaralina; Itinga x Rio Sena e Fazenda Coutos x Calabar.

Os jogos terão inicio as 9h, com sistema de eliminatória simples (mata, mata) com duração de 30 minutos, e, em caso de empate, serão decididos nos pênaltis. A entrada é gratuita e será realizada pelo portão Oeste.

Ao final da competição, as equipes campeã, vice-campeã e terceira colocada serão premiadas com troféus e medalhas.

 

 

Ascom/Sudesb