Os  138 oficiais e praças que se formaram no Curso de Policiamento Turístico do Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur), na última sexta-feira (11), já estão a serviço da população, reforçando a segurança nos principais pontos turísticos de Salvador. A cerimônia de formatura aconteceu na antiga Faculdade de Medicina, no Pelourinho, em Salvador, com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, e de representantes das secretarias estaduais do Turismo (Setur) e da Segurança Pública (SSP), além do trade turístico.

Os policiais também foram qualificados para trabalharem em receptivo, garantindo o bem-estar dos visitantes em locais como o Elevador Lacerda, Dique do Tororó, Centro Histórico, Mercado Modelo, Porto de Salvador, Barra, Rio Vermelho, Ondina, Bonfim, aeroporto, entre outros.

PM Tur  by Elói Corrêa GOVBA

PM Tur by Elói Corrêa GOVBA

Polícia comunitária

Os oficiais e praças fizeram a capacitação por um mês, quanto tiveram aulas de inglês operacional, história dos monumentos da cidade, turismo, cidadania, numa formação que vai além da segurança pública, como explicou o comandante do Beptur, tenente-coronel Josehilton dos Santos. “Este é uma tipo de policiamento especializado, somos uma polícia comunitária, para fazer o trabalho de aproximação, de informação turística. Além de garantir segurança, os policiais estão capacitados para fazer o contato com quem chega ao nosso estado, para receber bem e atender as necessidades desse público”, afirmou.

Criado em maio deste ano, o batalhão já dispõe de 282 policiais militares preparados para atender à capital baiana e ao interior da Bahia, caso necessário. Segundo o comandante-geral da PM, esse tipo de policiamento deve ser expandido de maneira permanente para outros pontos da Bahia. “[…] estamos fazendo isso não só para o turista […]. É um serviço para toda a sociedade”.

Multiplicadores

Na cerimônia de formatura, receberam certificados as terceira e quarta turmas de praças e a primeira de oficiais do Bpetur. São 17 oficiais qualificados para atuar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, a fim de reforçar o trabalho do batalhão.

Um dos formandos é o subcomandante Beptur, o major Jaime de Freitas Neto, que falou sobre a satisfação de fazer uma formação específica para o trabalho. “Aprendemos, entre outras coisas, o inglês instrumental, informações sobre os pontos turísticos, a história deles e do estado. É uma oportunidade de atender melhor ao turista e ao baiano”, disse.