Durante ação em Ilhéus, médicos do Cenoe também identificaram 183 de catarata

Foto Paulo Vagner

Foto Paulo Vagner

Superando as expectativas dos organizadores, o mutirão do glaucoma realizado no último dia 5 pelo Cenoe Hospital de Olhos distribuiu mais de 700 fichas de atendimento para realização de exames de detecção da doença. O Primeiro Mutirão do Glaucoma do Cenoe, que contou com uma caminhada de conscientização, buscava alertar as pessoas para o perigo da enfermidade. O glaucoma é uma doença silenciosa e acomete mais de um milhão de brasileiros, deixando cerca de 60 mil pessoas cegas no Brasil, e duas em cada cinco pessoas não sabem ou nunca ouviram falar do problema.

Segundo o oftalmologista Antonio Nogueira, diretor técnico do Cenoe e coordenador da ação, o glaucoma tem controle relativamente fácil, apenas com uso de colírio. Mas o médico alerta que o diagnóstico precoce é muito importante para evitar a cegueira: “Por isso a necessidade dessas medidas: de mutirões, de caminhadas, de panfletagens, enfim, de educação médica para informar a população sobre a doença e estimular a ida ao oftalmologista. Conseguimos chamar a atenção para o problema e, mais do que isso, conseguimos atender 763 pessoas, em sua maioria, dentro dos fatores de risco e que realmente precisavam desse atendimento”, revela Nogueira. Durante o mutirão, os médicos do Cenoe encaminharam casos suspeitos de glaucoma para exames complementares e gratuitos no próprio Hospital. Além disso, 183 casos de catarata foram identificados e os pacientes seguem para agendamento de cirurgia realizada no Cenoe pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Graças ao mutirão, Usiel Costa, de 75 anos, conseguiu detectar a doença a tempo e poderá ter acesso ao colírio distribuído no Cenoe gratuitamente, através de programa do Governo Federal: “Eu estava precisando de uma consulta com urgência e aproveitei a oportunidade quando vi o mutirão. Descobri que posso estar com glaucoma e segunda-feira terei que retornar para fazer mais exames”. Usiel, que é aposentado, acompanhou a caminhada e foi um dos primeiros a ser atendido. “Eu participei da caminhada com muito gosto, fui até a igreja e voltei. Os médicos daqui são especiais. A minha esposa fez uma cirurgia aqui e saiu no mesmo dia, não tem nada melhor do que isso”, elogia o aposentado, que já é paciente do Cenoe.

Maria de Fátima, 63 anos, fez os exames e não tem glaucoma, porém, graças à consulta conseguiu identificar outro possível problema: “Eu estava precisando me consultar e achei essa oportunidade de fazer o exame de graça, eu tenho que agradecer porque eu não tenho dinheiro para pagar consulta particular e quando aparece uma oportunidade boa dessa, a gente tem que aproveitar”. Maria de Fátima foi encaminhada para uma consulta completa com um oftalmologista para tratar do seu problema.

Caminhada – Partindo da frente do Cenoe, a caminhada foi animada por um trio-elétrico e teve acompanhamento de um instrutor de treinamento físico, chegou até a praça da catedral, na Avenida Soares Lopes, e não perdeu a animação por um só momento. Chamando atenção por onde passou, e com adesão de pessoas que transitavam pela avenida no momento da ação, o evento cumpriu seu principal objetivo: alertar os moradores de Ilhéus sobre o glaucoma. “A caminhada surgiu para unir a atividade física com a saúde ocular e também para chamar a atenção da população ilheense para o risco do glaucoma”, explica Antonio.

Josevaldo dos Santos, 66 anos, já havia realizado o exame do glaucoma no Cenoe, mas resolveu participar da caminhada em apoio ao evento: “Graças a Deus não deu nada, mas eu resolvi participar para poder prestigiar o evento. Eles sempre então fazendo algum trabalho social, eles trabalham bem”, elogiou o paciente.

Centro de Referência – O Cenoe Hospital de Olhos é considerado um centro de referência em prevenção e tratamento do glaucoma no Estado. Os pacientes que foram diagnosticados com a doença durante o mutirão, serão tratados gratuitamente no Programa de Assistência ao Portador do Glaucoma, do Sistema Único de Saúde (SUS), no qual o Cenoe é conveniado e presta assistência. Através dessa iniciativa do Governo Federal, a população consegue ter acesso irrestrito ao tratamento.

O Primeiro Mutirão do Glaucoma do Cenoe teve apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde, Running Assessoria Esportiva, Sociedade de Oftalmologia da Bahia (Sofba), Gabriela FM, TV Santa Cruz, O Tabuleiro, Suco Sabiá, Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Ilhéus.