Curso de Manipulação de Alimentos e Gestão Básica agrega valor à atividade das 20 baianas que formaram a primeira turmas.

CURSO BAIANAS DO ACARAJÉ- fotos Reinaldo Alcântara

CURSO BAIANAS DO ACARAJÉ- fotos Reinaldo Alcântara

…Uma generosa porção de feijão fradinho quebrado; cebolas batidas no liquidificador, sendo uma para colocar no azeite de dendê quente na hora da fritura; e sal a gosto… É assim que as baianas iniciam a produção do tradicional e saboroso bolinho de acarajé, um quitute que caiu no gosto dos brasileiros e encanta turistas.

A receita secular, que permeia as principais cozinhas da Bahia, em especial da capital baiana, ganhou, a partir deste mês de janeiro, novos conteúdos acadêmicos, com a realização do Curso de Manipulação de Alimentos e Gestão Básica, oferecido gratuitamente pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Universidade Católica de Salvador (UCSal).

…”Deixe o feijão de molho durante duas horas e fique esfregando para que ele solte todas as cascas. Escorra a água em uma peneira e passe o feijão fradinho em um processador, transformando-o em massa fina para que o acarajé fique bem crocante”…, ensina a baiana Joselita de Jesus Costa, a Jôse, uma das 20 mulheres qualificadas na primeira turma do curso realizado no campus da Lapa, três dias da semana, sempre pela manhã.

Instrução Didática

A terceira e última aula da primeira turma foi ministrada pelo professor Márcio Tavares. Com instrução didática sobre as “Funções dos Alimentos”, e conteúdos sobre higiene e conservação dos alimentos, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A receptividade aos novos conhecimentos e a agregação de valores ao quitute mais vendido no tabuleiro da baiana ressoa de forma concreta nas palavras de Jeane Aleluia Nabor Fonseca, uma das concluintes da primeira turma. “Estamos vivendo e aprendendo coisas novas. Eu, que trabalho debaixo da Sereia de Itapuã, há 12 anos, sei o quanto é fundamental atender o cliente com coração bom para que ele volte sempre”.

….”Coloque a massa na panela com a cebola e o sal. Bata com uma colher de pau até que aumente seu volume e dê uma consistência leve. Numa caçarola, coloque o azeite para aquecer e quando levantar fervura coloque a cebola inteira. Com auxílio de uma colher de sopa modele os acarajés e frite até dourar….acrescenta Jôse.

A receita é produzida há seis gerações pela família da baiana Tânia Bárbara Néry, que atende clientes no Farol da Barra, um dos principais cartões postais da capital baiana. “Tudo começou com a minha bisavó e hoje estou à frente do tabuleiro com meu filho Anderson e a minha filha Ana Cássia. O principal aprendizado que levo da sala de aula é de saber informar aos meus clientes com toda segurança sobre os produtos que coloco à venda”.

Aprendizado
As 20 baianas de acarajé que participaram dos três dias de curso no campus Lapa da UCSal são unânimes em afirmar: “Não poderia ter sido melhor para todas nós, entrar em sala de aula de uma universidade para aprender. Esperamos que as outras turmas (a próxima começa dia 18) também saibam aproveitar esta oportunidade tão bem oferecida pelo Governo do Estado e pela Universidade Católica de Salvador”.

Coordenador de Microfinanças da Setre, Weslen Moreira reiterou as palavras do secretário Álvaro Gomes desde que a ideia surgiu: “Esta ação da Superintendência de Economia Solidaria é de fundamental importância no fortalecimento da importância da cultura da Bahia. Todas merecem oportunidade de qualificação e nós estaremos prontos para oferecer o que for possível, sempre”.