Por Hans  Schaeppi 

Hans Schaeppi

ALELUIA ILHÉUS FEST

     Ilhéus terá nos próximos dias 23 a 27 de março, a volta do  “Aleluia Ilhéus Festival”, evento que foi sucesso anteriormente (2014), e tenta manter a tradição e sua incorporação no calendário turístico do município. Ao encerramos esta coluna, ainda era pouco o que sabia sobre a programação do evento. Apenas anotamos que a primeira grande atração será o cantor famoso de música gospel brasileira, Regis Danese, que se apresentará no dia 23 de março (quarta-feira) às 19 horas no palco a ser armado na Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião e ao Ilhéus Praia Hotel.  A festa prosseguirá até o dia 27 de março, dia da Páscoa, acontecendo antes a Procissão do Senhor Morto e outros atos religiosos. O evento tem o patrocínio do Governo do Estado/Bahiatursa, e promoção da Atil e Prefeitura de Ilhéus. Se seguir o exemplo do Festival de 2014, terá manifestações culturais (música, dança, exposições de artes plásticas e literárias), além de estandes de negócios e produtos agrícolas.

CONFERÊNCIA DAS CIDADES

     Convocada pelo Prefeito de Ilhéus, acontecerá nos dias 8 e 9 de abril, a VI Conferência das Cidades do Município de Ilhéus, etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional. O tema a ser discutido nessa etapa será “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e terá como lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. Segundo o Secretário do Meio Ambiente, Antônio Vieira, são finalidade dessa 6ª Conferência, indicar prioridades de atuação na área de desenvolvimento urbano para o Miunicípio, o Estado e a União.

PAIXÃO DE CRISTO

     O mais famoso espetáculo bíblico teatral do Brasil, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, revive os últimos dias de Jesus, sua morte e ressureição, em uma encenação em uma cidade-teatro com nove palcos plateia,  50 atores e 400 figurantes. Em sua 49ª apresentação, manterá o ator Igor Rickli no papel de Jesus e terá Bianca Rinaldi como Maria; Antônio Calloni como Herodes, Fiuk (apóstolo João); Odilon Vargas (Pilatos), além da atriz e modelo Caroline Correa, como Madalena. Os atores pernambucanos Ricardo Mourão e José Barbosa farão respectivamente, Caifás e Judas. O espetáculo será realizado nos dias 19 a 26 de março próximos, estando os ingressos sendo vendidos desde dezembro pela internet ao preço de R$ 100,00 a R$ 140,00 dependendo do dia; e ainda podem ser adquiridos pelo site www.novajerusalem.com.br

FESTIVAL DE ARTISTAS DE RUA

     Nos próximos dias 8 e 9 de março, Ilhéus será palco da 12ª edição do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia, com a participação de artistas de diversos estados e países, como Chile, Alemanha, Argentina, França, Bélgica, Tailândia, Estados Unidos, Chad e Mali. O Festival é realizado em praças públicas de modo a permitir a que os artistas possam interagir com os espectadores em apresentações gratuitas sob a direção artística do alemão Bernnard Snyder (“o homem banda”).  De Ilhéus, participarão os artistas Ky Dance e Xilopraças com Luiz Natividade e Janete Laínha. A iniciativa tem apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e, em Ilhéus, da Secretaria Municipal da Cultura.

NAVIOS

    Nesta semana, mais um navio alegrou e movimentou o comercio da cidade com seus milhares de turistas. Foi o MSC Splendida, o maior da temporada. Que esteve em Ilhéus   na quarta-feira, 24. Para a próxima semana está prevista a visita de mais três navios :  a volta do Splendida, dia 02 de março, o Costa Pacifica no dia 04/03 e o Costa Mediterranea no domingo, dia 06 de março, sendo esses últimos da Costa Crociere, que promete mandar mais navios na próxima temporada. Pena que esteja chegando ao fim a temporada 2015/2016, que se finda no dia 17/03 com o Hanseatic.

B I T S  –  T U R

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL-IOS), começa a preparar a solenidade de entrega do Prêmio Mérito Lojista 2016, com uma pesquisa entre comerciantes *** A festa está prevista para abril, com entrega dos prêmios às empresas que mais se destacaram no ano de 2015 *** A Tenda do Teatro Popular estará apresentando hoje e amanhã (26 e 27), a partir das 20 horas, a peça “Medida por Medida” inspirada na obra de William Shakespeare e adaptada pelo TPI ***  Imperdível!