A coordenação do desfile cívico-militar de 7 de setembro, em Ilhéus, formado pela prefeitura municipal, através da secretaria de Educação, e entidades civis e militares, definiu a ordem do cortejo em homenagem à comemoração pela Independência do Brasil. Antes do início do desfile, na Avenida Soares Lopes, o comandante da 18ª CSM (Circunscrição do Serviço Militar), tenente-coronel Serra, procederá a revista da tropa.

A parada militar começará às 9 horas, partindo do ponto em frente ao Cine Santa Clara. Em seguida 40 instituições, como escolas públicas e privadas, entidades e órgãos civis e militares desfilarão na parada da Independência, cujo tema é “Pátria Amada Brasil! Juntos Somos Mais Fortes!”.

Inicialmente desfilará o Grupamento Militar, com a ordem sequencial: Viatura Comandante de tropa – Ex-combatentes; Marinha do Brasil; Viatura Marinha / barco; 18º Circunscrição do Serviço Militar – Exército, Banda do 2º BPM, Colégio da Polícia Militar (CPM), PROERD, 1° Pelotão Misto 68ª/69ª/70ª das Companhias Independentes de Polícia Militar, 2º Pelotão – Pelotão Especial Tático Ostensivo (Peto); Rondas Especiais (Rondesp); Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Cacaueira; Grupamento Motorizado da Polícia Militar.

Posteriormente, segue o 5º Grupamento de Bombeiros Militar; Viatura de Bombeiros; Centro de Formação de Bombeiros Civis; Associação de Bombeiros Civis; Guarda Municipal; Grupamento Motorizado / Viatura da Guarda / Superintendência de Transporte e Transito (Sutran); e Viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Na sequência, o Grupamento das Entidades e Clubes de Serviços: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais; Associação de Apoio aos Portadores de Câncer; Movimento Desperta Débora; Rotary Club de Ilhéus Jorge Amado; Lions Clube Centro; Lions Clube Pontal; Lions Clube Norte; Ordem Demolay; Conselho Tutelar de Ilhéus; Programas e Serviços Sociais – Secretaria de Desenvolvimento Social; Associação Leandro Ferreira de Taekwondo; e Clube dos Desbravadores.

Depois, desfila a Escola Adventista de Ilhéus e o Grupamento das Escolas Estaduais, com o Centro Estadual de Educação e Logística, Transporte e Produção Industrial (CEEP) e o Colégio Estadual Antônio Sá Pereira. Em seguida, o Grupamento das Escolas Municipais do Campo e da Sede: Escolas Nucleadas do Japu; Escolas Nucleadas de Castelo Novo, Banco Central, Santo Antônio, Sambaituba, Banco do Pedro, Aritaguá II, e Aritaguá I.

O desfile cívico-militar será encerrado com a apresentação das escolas Themístocles Andrade (EMTA), do Banco da Vitória, do Salobrinho, da Princesa Isabel, do Pontal, do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME) e o Grupamento da Secretaria Municipal de Educação / Grupamento Equipe Gestora Escolar.