escolas-publicas-se-destacam-no-desfile-da-independência-em-ilhéus. By secom

escolas-publicas-se-destacam-no-desfile-da-independência-em-ilhéus. By secom

“Neste 7 de Setembro, quando tivemos na avenida Soares Lopes cerca de 15 mil pessoas, em um verdadeiro show de civismo e de amor à Pátria, gostaria de fazer uma homenagem às escolas, principalmente as públicas municipais, sediadas na sede e no interior de Ilhéus. Com muita alegria e entusiasmo, os nossos estudantes trouxeram um brilho mais do que especial ao desfile deste ano. Estão todos de parabéns”. A declaração é do secretário de Educação, Paulo Moreira, após a parada cívico militar, que comemorou os 194 anos de independência do Brasil, em Ilhéus, com a presença de 40 instituições civis e militares.

Após o desfile militar, as milhares de pessoas na avenida Soares Lopes tiveram a oportunidade de conferir a passagem das representações de entidades e clubes de serviços, como Apae, Associação de Apoio aos Portadores de Câncer, Movimento Desperta Débora, Rotary Club de Ilhéus Jorge Amado, Lions Clube Centro, Lions Clube Pontal, Lions Clube Norte, Ordem Demolay, Conselho Tutelar de Ilhéus, programas da Secretária de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Clube de Desbravadores e Associação Leandro Ferreira de Taekwondo.

Na sequência do desfile das unidades educacionais merece destaque a grande participação de alunos e alunas de escolas públicas do campo, ao contrário do que sempre foi a tradição. A única escola do ramo particular presente no desfile cívico foi a Adventista de Ilhéus. Da Rede Estadual desfilaram o Centro Estadual de Educação e Logística, Transporte e Produção Industrial (CEEP) e o Colégio Estadual Antônio Sá Pereira. Em seguida, veio o Grupamento das Escolas Municipais do Campo: Escolas Nucleadas do Japu, Escolas Nucleadas de Castelo Novo, Banco Central, Santo Antônio, Sambaituba, Banco do Pedro, Aritaguá II e Aritaguá I.

O desfile teve continuidade com a apresentação das escolas municipais da zona urbana: Themístocles Andrade (EMTA), do Banco da Vitória, do Salobrinho, da Princesa Isabel, do Pontal, e o Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME).  O vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado, observou que a participação dos alunos e alunas das escolas públicas municipais, ao lado dos professores, revela o ambiente do ensino na rede, após a obra de recuperação de dezenas de unidades escolares.