Inserido no eixo temático de Direitos e Deveres, o projeto “Por Dentro das Eleições”, está situado na proposta pedagógica Cidadania e Ética da Escola Flor do Cacau, Apae de Ilhéus. Toda a Escola está há mais de duas semanas sendo vista pelos alunos como se fosse uma cidade em campanha eleitoral, do contexto interno escolar. A ideia é realizar uma eleição municipal na escola antes das eleições municipais do país. Para isto, a Apae está com 8 alunos candidatos a Prefeito e 8 a Vice-prefeito, que identificaram diversas necessidades da instituição através de propostas, que podem ser abraçadas pela comunidade.

APAE-IOS

APAE-IOS

Dentre as ideias trazidas pelos 16 candidatos apaeanos à Prefeito e Vice-Prefeito, estão a quadra de esportes, muro com flores, parque, piscina, jardim e paisagismo. “São propostas cabíveis que a Apae de Ilhéus traz à comunidade. Estamos abertos a avaliar de que forma a comunidade deseja realizar, pois nós temos as propostas, mas é a comunidade que preenche isso se fazendo presente”, enfatizou a diretora geral e pedagógica, Vitória Penalva.

A família apaeana, alunos, pais, professores e funcionários, está engajada no projeto, que tem como objetivo educar a respeito dos direitos políticos, da legislação e direito eleitoral, informar o papel do Prefeito e Vereador, de modo que a importância das eleições municipais possa ser compreendida pelos alunos, como é realizada, a organização política do Estado Federal, tanto sobre a importância do voto, das propostas que favorecem a coletividade, quanto para uma eleição limpa. A ideia também é atrair a presença da comunidade para que conheça as necessidades da instituição.

De acordo com a diretora geral e pedagógica Vitória Penalva, “criamos nossos próprios candidatos para que os alunos tenham a noção e consciência do que é o voto. Nossa eleição contará com urnas adaptadas, fiscais, mesários, santinhos e votação. Tudo o que se tem direito”.

A coordenadora do Grupo Operativo da Apae Ilhéus, Kalica Felix, explica que “os estudantes estão super motivados com este trabalho, que ajuda a desenvolver a oralidade, visão crítica, competição sadia, respeito à opinião do outro e questões exploradas no tema eleições”.

A professora Maryângela Geralle, destaca que “os alunos irão compreender a dimensão da importância das eleições para a cidade. Com a adaptação do que acontece nas eleições municipais, eles entendem como ocorre o processo e se sentem inseridos no contexto. Nada melhor do que estar antenado com a realidade dos direitos políticos, conscientização, para mais eleitores e a cidadania pelo voto”.

Ajude a Apae de Ilhéus a continuar cumprindo a sua missão. Seja doador e sócio contribuinte! Banco do Brasil Agência 0019-1 Cc 55308-5

Acesse: www.facebook.com/apaeilheus http://apaeilheus.wixsite.com/apaeilheus

Contato: (73) 3632-3157 apaedeilheus@hotmail.com | Caminho 1, nº 64, Térreo, Hernane Sá, Ilhéus-BA. CEP: 45.656-500.

CNPJ (MF) 14.802.771/0001-07 – UTILIDADE PÚBLICA FEDERAL Dec. 91.108/85 de 12.03.85 – Registro no CNAS nº. 239.944/800-82 Cartório do 1º Ofício de Títulos e Documentos nº. 18.492 de 01/08/80