WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom ponte ilheus embasa secom bahia


outubro 2016
D S T Q Q S S
« set   nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  








SEROTONiNA, PODER E DEMOCRACIA

por: Guilherme Albagli

Há alguns anos, cientistas examinaram o sangue de gorilas de diferentes populações africanas e descobriram terem, os seus chefes, mais serotonina correndo no sangue que os seus gorilas liderados. A serotnina é um hormônio que nos dá a sensação de prazer e satisfação, quando pensamos num ente querido, quando namoramos, ou trabalhamos sem um chefe nos apoquentar ou quando somos elogiados por algum motivo. Nunca ninguém descobriu o porque da satisfação exacerbada dos chefes-gorilas, embora hajam formulado uma hipótese muito plausível: os gorilas, para se acasalarem, devem  pedir a mão das suas noivas aos seus chefes, adulando-os, pela limpeza dos seus pelos, lhes removendo os ciscos e pedaços de folhas e palhas secas ali presentes.

Isso tem a ver: o neto de Janio Quadros, numa entrevista, disse ter o seu avô lhe ter confidenciado que o prazer do poder é maior que o do orgasmo, e isso, talvez, explique o porque de tanta fúria e pagode baiano nas alturas para se chegar lá, mesmo que não seja para fazer aquilo que, agora, todos sabemos que dá cadeia.

Foi por isso que, cinco séculos antes da Era Cristã, inventou-se, na Grécia, a Democracia, prevendo a rotatividade de poder, para que não ficassem desgastadas os pontos de vista e fórmulas de um só grupo político. O Universo é dinâmico e, por isso, caem por terra, mais cedo ou mais tarde, todas as tiranias, dinastias e monarquias. Talvez, a longa permanência no poder possa perturbar a nossa mente humana, fazendo com que a racionalidade seja posta de lado pela ânsia de ali permanecer para sentir-se poderoso, eternamente, com a sua serotonina liberada nas alturas.

Essa situação impede a visão dos problemas reais de uma comunidade, gastando-se  mais tempo na luta por não perder o poder do que pensando e cuidando da administração pública.

 

2 respostas para “SEROTONiNA, PODER E DEMOCRACIA”

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia