Parte das celebrações do cinquentenário, inauguração homenageia ex-secretários estaduais da Setre.

24.10.2016 . Inauguração galeria de secretários . Fotografias Marcelo Reis

24.10.2016 . Inauguração galeria de secretários . Fotografias Marcelo Reis

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte viveu uma tarde de festa e muita emoção nesta segunda-feira (27), durante a solenidade de inauguração da Galeria de Fotos dos Secretários do Trabalho da Bahia que comandaram a secretaria nos seus 50 anos de existência.

A Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), nasceu a partir de uma reforma administrativa do governador Lomanto Júnior, tinha como metas iniciais preparar mão de obra para o Centro Industrial de Aratu (CIA) e atender às obras do aterro de Alagados.

Nesses 50 anos de existência 17 titulares assumiram a pasta. : Bernardo Spector, Renato Medeiros Neto, Maria Ivete Oliveira, Rafael Oliveira, Noélio Spínola, Antônio Barreto, Jabes Ribeiro, Arthur Renato Brito de Almeida, Arnaldo Fraga, Antônio Rodrigues, Heraldo Rocha, Ridalva Figueiredo, Roberto Muniz, Jardivaldo Batista, Eduardo Santos, Nilton Vasconcelos e Álvaro Gomes.

CELEBRAÇÃO

O palco da celebração foi o Espaço Crescer, no 4 andar do prédio da Setre, no Centro Administrativo e contou com a presença dos ex-secretários e  familiares. Após uma apresentação do Coral Canto de Todo Lugar, o atual secretário Álvaro Gomes destacou que a homenagem aos ex-secretários era o ponto alto das comemorações do cinquentenário da secretaria.

“Abrimos as festividades dos 50 anos da Setre homenageando os servidores e hoje estamos aqui para homenagear os secretários, os construtores das políticas públicas de desenvolvimento do nosso Estado. Queremos perpetuar todo o trabalho desses secretários que passaram por nossa secretaria”.

GRANDE EMOÇÃO

Momento de maior emoção foi quando a viúva do ex-secretário Renato Medeiros Netto, Dona Wanda Moscozo Rodemburg Medeiros Netto, 85 anos, foi falar e começou a chorar lembrando do marido que faleceu aos 46 anos e deixou oito filhos. Seu filho Carlos tomou o microfone e falou:

“É muito emocionante para todos nós. Minha mãe criou oito filhos. Hoje tem 26 netos e 17 bisnetos e esta homenagem é realmente um momento de grande emoção. A família agradece e está muito feliz em participar desse momento marcante, principalmente por saber que a passagem do meu pai pelo comando da Secretaria agora está oficialmente registrada nessa galeria”.

HOMEM DE ESTADO

O ex-secretário Noélio Spínola disse que recebeu o convite para participar da solenidade como uma surpresa agradável, como um convite inusitado. “O secretário Álvaro Gomes mostrou virtude de homem de Estado. Esse momento é um brilhante exemplo para todos os homens públicos porque uma homenagem apartidária vai perpetuar um legado para todas as gerações”.

A professora Ana Rita Almeida, irmã do ex-secretário Artur Renato Brito de Almeida, que reside em São Paulo e por motivo particulares não pôde comparecer à solenidade e destacou a importância do agradecimento e gratidão e destacou a sensibilidade do secretário Álvaro Gomes pela homenagem aos ex-secretários.

Na sua carta Artur Renato fez questão de registrar a grande honra que teve em trabalhar na Secretaria do Trabalho e sua gratidão a todos os servidores que colaboraram com sua gestão. Segundo ele a grandiosa experiência foi de muito aprendizado contribuindo bastante para sua vida profissional.

“Minha passagem na Secretaria também me deu a oportunidade de ter contato com a realidade do meu querido Estado e conhecer o mundo do Trabalho que muito fortalece o ideal da pessoa humana”.

Emocionado, o ex-secretário Eduardo Santos lembrou que foi durante a sua gestão que foi construído o Espaço Crescer e criado o Coral Canto de Todo o Lugar; além de agradecer a homenagem fez questão de parabenizar o secretário Álvaro Gomes.

Para a ex-secretário Nilton Vasconcelos o encontro foi uma prova da maturidade democrática política que o país alcançou e demonstrou a sua alegria de reencontrar amigos que conquistou durante os oito anos em que passou no comando da Setre.