As passagens aéreas para deslocamento da equipe foram asseguradas pela Sudesb

SUDESB

SUDESB

A equipe masculina da Associação de Atletas Baianos de Necessidades Especiais (Aabane) viajou na madrugada desta terça-feira (25), rumo a São Paulo, onde vai disputar, entre os dias 26 e 30 de outubro, o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas da 3ª Divisão – competição realizada pela Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC).

Para a viagem, a Aabane contou com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) – autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) –, que disponibilizou 13 passagens aéreas de ida e volta para a equipe.

Além da Bahia e São Paulo, o torneio contará com a participação de equipes dos estados do Maranhão, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Piauí, Ceará e mais o Distrito Federal.

O primeiro desafio do time baiano será nesta quarta (26), às 15h30, contra a equipe do Icep Brasil (DF), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, mesmo local onde será realizada a abertura oficial, às 17h, logo após a partida.

Segundo o técnico da equipe, Rogério Pinheiro, o grupo segue com o objetivo de “primeiro se manter nesta divisão, e depois tentar ficar entre os três primeiros colocados”, disse. De acordo com Pinheiro, sem a ajuda da Sudesb não seria possível realizar a viagem. “A Sudesb sempre tem nos ajudado. Graças às passagens doadas, podemos viajar para as competições fora do estado. Isto é de uma importância fundamental para o desenvolvimento do paradesporto baiano. Se hoje nós estamos tendo a oportunidade de disputar o Campeonato Brasileiro pela primeira vez, parte disso só aconteceu graças a este apoio”, comemorou o treinador.

Apoio – Em janeiro deste ano, a equipe da Aabane disputou, em João Pessoa, a Copa Norte e Nordeste – competição que garantiu vaga para a disputa do brasileiro. Na época, o time baiano também recebeu o apoio da Sudesb, com a concessão de um ônibus para a viagem dos atletas. Além disso, a delegação realizou diversos treinos utilizando a estrutura do Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador, onde também acontecem eventos estaduais, a exemplo do Torneio Baiano de Basquete em Cadeira de Rodas. Em 2013, a Sudesb também doou à entidade 20 cadeiras de roda adaptadas para a necessidade de cada jogador.