O centenário Abrigo São Vicente de Paulo, de Ilhéus, promoveu, nesta quinta-feira, dia 8, cerimônia de entrega de títulos e medalhas a autoridades civis e militares, empresários, instituições e órgãos que se tornaram parceiros e incentivadores de suas atividades. O evento, em parceria com Ministério Público do Estado e a Secretaria de Educação da Prefeitura de Ilhéus, aconteceu no Centro de Convenções, como parte do calendário comemorativo pelo centenário da entidade, ocorrido em setembro último.

Mesa_abertura_solenidade.

Mesa_abertura_solenidade.

As honrarias foram entregues pelo Bispo Diocesano, Dom Mauro Montangnolli, e pelo padre Aldemiro Sena, presidente do Abrigo. Os chamados Preitos de Gratidão foram instituídos no ano passado e são divididos em três categorias: Título Amigo do Abrigo, e as comendas de Honra ao Mérito Vicentina Escarlate e Vicentina Celestial. De acordo com o presidente da entidade, o padre Aldemiro Santos (Miro) a iniciativa busca lembrar e eternizar na memória da instituição seus parceiros e benfeitores, “que sempre se dispuseram a ajudar-nos, principalmente naqueles momentos de maior dificuldade”.

Dentre os agraciados com a Comenda Vicentina Celestial, o prefeito Jabes Ribeiro destacou a importância dos serviços prestados pelo Abrigo São Vicente ao afirmar que “qualquer esforço do poder público para ajuda-lo não passa de puro dever perante a relevância do papel desempenhado”. Nos últimos quatro anos, o município firmou convênios financeiros com a entidade, além de intervir no processo de regularização do fornecimento de energia elétrica.

Também receberam a Comenda Vicentina Celestial, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Antonio Vieira, a Procuradora-Geral do Ministério Público da Bahia, Ediene Santos Lousado, e o promotor público Paulo Sampaio. A Comenda Vicentina Escarlate, que simboliza o sangue dado por pessoas para ajudar a entidade, foi entregue ao Superintendente de Transporte e Trânsito de Ilhéus, Superintendente de Transporte e Trânsito de Ilhéus; Paulo Fonseca, Chefe do Setor de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, Paulo Fonseca; Coronel PM Marcelo Luiz Brandão Teixeira, Comandante do Policiamento Regional Sul da Polícia Militar da Bahia, representado pelo Tenente-Coronel PM Idilceu Santos Bastos; ao empresário Paulo Carletto, da Rota Transportes; a Secretária-Geral do Ministério Público da Bahia, Mônica Barroso Costa, e ao empresário Aildo Fonseca, da Bahia Mineração (Bamin), representado pelo senhor Ramon Chalhoub.

Reconhecimento – O Título de Amigo do Abrigo foi concedido a Caroline Ferraz Trancoso, ex-supervisora do abrigo; Daniel Ribeiro de Oliveira Filho, professor do Senai; Josemir Dias Sobrinho (Jóca), gerente da viação São Miguel; o advogado Wanderson da Rocha Leite; à Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba), representada pelo vereador, Gildeon Farias; ao diretor da Faculdade Madre Thais, Eusínio Lavigne Gesteira, representado por Tatiana Barcellos: à diretora Sandra Maria Agrizzi Milanesi, da Faculdade de Ilhéus; Evy Paternostro, Coordenador da 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior; e o fotógrafo Tairone Maia. Além dos policiais militares e ex-comandantes do 2º Pelotão de Policiamento Ambiental, Charles Melgaço, Eliezer Ribeiro, Heloiso Carlos de Souza, Rondinelli Oliveira Viana e o Major Rivas Queiroz, comandante da 70ª CIPM.